segunda-feira, 2 de janeiro de 2012


 Neste 2012 estarei postando com maior frequência, é meu desejo, pois pretendo avançar como pesquisador na área da  educação.  Hoje na primeira postagem deste ano, estarei falando sobre SKINNER.

 FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA SKINNER. 




Skinner é um behaviorista, todo behaviorista tem como ponto central o conceito de impulso, entendido como a força que impele á ação; com isto é defensor dos estímulos, considerando que o homem é estimulado pelo meio ambiente em que vive, ou seja, acaba sendo o resultado de suas interações no meio onde vive, pois é o social um dos principais determinantes do indivíduo, assim o cognitivo e formado através de suas manifestações e interações no meio, ou seja, na sociabilização.   
            Aprendizagem por condicionamento clássico envolve um tipo de comportamento determinado, que é sempre provocado por um estímulo também determinado (Fontana e Cruz, 1997, p.26).  O comportamento então seara fruto do contato que este indivíduo tem com o meio em que vive, conforme for os estímulos e motivações que receber vão se percebendo suas reações repercutidas em seu comportamento.  Nesta interação social ocorre a aprendizagem, onde vão estar relacionados o estimulo condicionado e a resposta que vai ser a reação que o organismo vai dar ao estimulo que recebeu, por exemplo, se alguém esta correndo e ouve um som “pare agora”, esta pessoa para imediatamente, esta reação ocorreu por motivos do estimulo que recebeu, ou seja, o som de alguém que lhe gritou para parar, o que lhe fez parar e mudar de ação, assim o estímulo modifica as atitudes e altera o comportamento.
O cognitivo vai sendo formado através dos estímulos, que vai recebendo o individuo, sendo a cada um acrescentado novas reações e procedimentos que vão modificando suas manifestações.
       Skinner propôs dos tipos de condicionamentos o operante e o respondente; no operante a aprendizagem vai ocorrer através dos comportamentos emitidos pelo próprio organismo que são seguidos por algum tipo de conseqüência (Fontana e Cruz, 1997, p.27). Já o respondente vai estar envolvido um estimulo condicionado e uma resposta que vai ser a reação do organismo.   Nestas duas propostas vai sendo formada a criança, a sociedade é sua maior escola, são os habitantes desta que com suas manifestações que vão lhe ensinando, os contatos que esta criança vai fazendo vão lhe acrescentando informações, assim a escola não vai ser a única responsável de lhe trazer informações provenientes do conteúdo ensinado; mas as pessoas com a qual convive possuem tambem um conhecimento que muitas vezes é empírico, porem vão acrescentando informações e saberes, a esta criança, ampliando o seu intelecto.
           O condicionamento operante pesquisado e desenvolvido por Skinner, que já explicamos como se desenvolve, surgiu com suas propostas apresentadas em 1.937, o primeiro condicionamento que Skinner propôs foi o respondente, denominado de clássico, apresentado por Pavlov; e o segundo o operante foi apresentado por Skinner, vindo o primeiro estar relacionado com o sistema nervoso autônomo e o segundo com o sistema nervoso central (Barros, 1995, p. 32).   Após ter apresentado este dado histórico e cientifico do condicionamento operante, mencionando tambem sobre o respondente; prossigo falando do operante; neste condicionamento a reação de pressionar uma barra, no experimento de Skinner, foi repetida por ter sido seguida de um efeito agradável aparecimento de uma bolinha de comida (Barros, 1995, p.32). Este experimento Skinner utilizou um rato colocado em uma caixa retangular à prova de luz e de som, onde La fora ligado a caixa a um deposito de bolinhas de comida, que todas as vezes que a barra e segura a bolinha cai dentro da caixa. Esta experiência proporcionou a defesa do condicionamento operante que vai se repetindo conforme o estimulo reforçador, que neste caso é o alimento. Relacionando isto com o mundo da criança em seu processo de aprendizagem conforme ela vai praticando uma operação de adição e subtração e vai acertando, se vai recebendo um elogio ou presente, estes dois elementos o elogio e o presente vão fazer que ela reaja cada vez mais favorável a atividade se esforçando para aprender mais e acertar mais, para receber a recompensa, assim são estes dois elementos estímulos para sua reação, ou seja, o comportamento só vai se repetir por uma causa agradável, neste caso as recompensas que ira receber.
            O comportamento clássico ou respondente que foi apresentado por Pavlov, mas que Skinner tambem propôs, como já foi mencionado. É um condicionamento que seu fundamento é uma série de comportamentos emocionais involuntários, que se vão instalar mediantes associações entre estímulos e respostas (Coutinho e Moreira, 2001, p.58).    Assim nesta proposta as reações que temos estão ligadas acontecimentos ocorridos no meio, por exemplo, se leio um livro e vejo uma expressão contida neste livro, lembro de minha professora, vou lembrar-me dela, porque esta expressão ficou associada na minha mente a ela, e sempre que for estimulado a lembrar desta expressão vou associar a professora, não sendo estimulado este comportamento tende a ser extinto.
   O condicionamento operante que é o fundamental para o comportamentismo de Skinner, vai se aplicar a uma classe de resposta em relação funcional com o meio ambiente (Coutinho e Moreira, 2001, p. 60). A funcionabilidade que é derivada da resposta com o contato com o meio apresenta o quanto é necessário a socialização, pois este contato social vai conduzindo a pessoa a aprender, assim o processo de conhecimento é relacionado à participação e interferência que a criança receber e conceder ao meio em que vive;  sendo o comportamento produto da relação organismo e ambiente.   Assim é defendida a contextualização social como um dos elementos propulsores para a aprendizagem ocorrer. 

Um comentário:

  1. Prezado Danilo

    Já estou seguindo seu blog (te espero como seguidor) e vou adicionar seu link como um dos blogs que indico no 007BONDeblog.

    Não é uma condição de reciprocidade, mas, se considerar como pertinente, peço que divulgue meu link / blog também.

    Parabéns por seu trabalho

    Um abraço

    ResponderExcluir