quarta-feira, 6 de junho de 2012

                A PERSPECTIVA FOUCAULTIANA DE ÉTICA
                         CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO.

Não seria dar continuidade a uma abordagem sobre educação na ótica Foucaultiana, mas vir a estar refletindo e avaliando a importância de se adotar alguns procedimentos defendidos pela perspectiva de educação defendida por Foucault.   Que ao falar sobre “o cuidar de si” em sua abordagem ética, esta trazendo para a educação um grande indicativo, que é de que o educador antes de cuidar do outro que é sua tarefa, deve cuidar de si, pois a apartir do momento que esta cuidando de si, esta se aperfeiçoando em sua intelectualidade e também em seu contexto de vida ética, onde não esta somente priorizando a moral, mas todos os procedimentos que este educador esta adquirindo e colocando em pratica em sua vida, automaticamente estará influenciando positivamente, levando o outro a se melhor não só intelectualmente, mas em um sentido geral. Então este processo educativo, será mais eficiente, por não estar limitado somente na transmissão da intelectualidade, mas de imprimir no educando patrões que modifiquem sua vida e sirvam para sua existência, como delineadores de suas ações, em todas as suas atuações na sociedade onde intervém. Podemos ver que esta será uma educação totalitária, sem ser narcisista e imediatista, mas sim progressiva e humanitária. Foucault esta tendo uma preocupação mais ética, voltada para os procedimentos que acompanham os discursos pedagógicos, pois diz que “a verdade do discurso estava situada no acontecimento de sua enunciação, no que fazia e no que ele fazia e no que era, e não tanto no conteúdo do seu enunciado”. Estamos vendo nesta declaração uma vertente ética, que é a grande ressalva de Foucault, uma educação que no ato de educar não se visualize só o saber, mas como agir com este saber, sua administração, como pratica de vida do que detém o conhecimento para influenciar positivamente em um conjunto de ações, praticadas por este educador no exercício da docência. Foucault esta pensando educação, como uma ação que precisa possuir um discurso mais vivo, onde a teoria e verdade defendida nesta verbalização, seja colocada em pratica na instituição educadora e na sociedade, tendo todas as ações políticas que intervém na educação, dar respaldo para que o discurso possa ser efetivador da verdades neles defendidas.  Assim ocorrendo teremos uma educação que transforma, causando mudanças sociais e concedendo novos lineares para a sociedade.