sábado, 6 de abril de 2013


O PENSAMENTO COMPLEXO NO CURRÍCULO

O "pensamento complexo", discorre sobre a perspectiva hologramática do conhecimento que contesta a visão do paradigma cartesiano, simplificado, em que os fenômenos eram pontos isolados, uma parte do objeto de estudo. Na visão hologramática, cada ponto contém o todo. Disso decorre que a fragmentação curricular deve ser revista, no sentido da aquisição de uma visão mais ampliada e complexa do conhecimento. Ainda em seus estudos, aprofunda a questão da causalidade circular em que o efeito se transforma em causa, religando as partes ao todo, apontando a ruptura com a linearidade, que nos remete à concepção de currículo integrado. Santos (1989) organiza as perspectivas do paradigma emergente, afirmando:

 "[...] todo conhecimento científico natural é científico social", superando a dicotomia entre natureza/
cultura, mente/matéria, subjetivo/objetivo, valorizando os conhecimentos humanísticos;
) "[...] todo conhecimento é local e total", colocando em debate a exclusiva disciplinarização do saber científico;
 "[...] todo conhecimento é auto-conhecimento", pontuando a revitalização da proximidade do sujeito/
objeto anunciada pela física quântica, quando demonstra que o ato de conhecer e o conhecimento construído são inseparáveis;
 "[...] todo conhecimento científico visa constituir-se em um novo senso comum", portanto, a aplicação do conhecimento construído na resolução do cotidiano deve trazer sabedoria de vida.
No currículo o pensamento complexo se manifesta de forma implícita em algumas perspectivas que são inclusas em sua estrutura de disciplinas que são propostas como nortes do curso em pauta. A complexidade é diferencial para situar os elementos pedagógicos e a filosofia inquiridora do saber que o currículo afere.