domingo, 30 de outubro de 2011


 NESTA SEMANA ESTIVE PARTICIPANDO DE MAIS UM EVENTO COM COMUNICAÇÃO ORAL; ONDE APRESENTEI SOBRE O SEGUINTE TEMA:
 " A PESQUISA E ANÁLISE SOBRE OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA: A FORMAÇÃO E A PRATICA.". 

    ABAIXO ESTOU POSTANDO UM POUCO DESTE TEXTO. 


Ao se desenvolver uma pesquisa no processo formativo dos egressos, o pesquisador inicia a contemplar um fenômeno complexo que ira possuir uma extensa diversidade, o que ira lhe indicar a dimensão que possui a educação superior e como pode ser focada como norteadora dos horizontes capacitadores dos egressos que serão os condutores dos novos rumos da educação. Esta dimensão como diz Agostini é (Agostini, 2007, p.38), “pessoal, social e cultural. Por pessoal iremos visualizar uma dimensão introspectiva, que ira contemplar o Ser em seus enfoques pessoais, com anseios e dilemas; causadores das reações dos egressos em sua jornada acadêmica, o que muitas vezes ira causar uma série de divergências entre a sua realidade intelectual e sentimental e a proposta acadêmica da instituição formadora. Por social será percebido um tempo e espaço ilimitado, onde o egresso se encontra com a responsabilidade de ser e estar neste Universo sócio cultural e educacional, com seus múltiplos enfoques e propostas a serem assimiladas e colocadas em pratica pelos educadores e instituições que possuem a responsabilidade de formar e enquadrar este egresso dentro das realidades do tempo e das amplitudes do espaço; produzindo assim profissionais da educação que irão ocupar um espaço e fazer a diferença no seu tempo. Na sociedade este egresso é cobrado, avaliado e infelizmente muitas vezes rejeitado pelos condutores da sociedade, porem possui um ideal que lhe locomove com uma convicção infinita com o lema pessoal educar para transformar. Por cultural, uma diretriz que possui diversos protagonistas com a incumbência de desenharem o retrato de um povo, com suas diversas características pessoais e gerais, compondo assim as realidades latentes de uma Nação. A cultura e a educação como irmãs gêmeas pensam juntas como possibilitarem concepções que identifiquem o povo perante as outras Nações; neste segmento projetivo o egresso tem uma responsabilidade global, onde sua sensibilidade e intelectualidade são contrabalanceadas, vindo a colocar em evidencia os paradigmas a serem quebrados para que a cultura deste povo seja influenciadora e produtora de um crescimento intelectual na sociedade. A cultura é construída e caminha com o apoio e impulso que lhe da a educação, portanto o egresso precisa ser formado  em um espaço acadêmico interdisciplinar que lhe possibilite não somente contemplar estas realidades, mas ampliar-se para conseguir influenciar e germinar a educação no solo desta Nação

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