quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

APÓS TER VOS APRESENTADO UM ARTIGO MEU SOBRE EDUCAÇÃO REFLEXIVA, VOU POSTAR UM SOBRE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO.

 A FORMAÇÃO DO COGNITIVO NA CONCEPÇÃO DE WALLON E SKINNER

Como se desenvolve o processo cognitivo segundo as perspectivas de Wallon e Skinner? 

CONSIDERAÇÕES INICIAIS.
          Iniciando a abordar sobre o processo cognitivo, quero dizer por esta expressão o processo do conhecimento, é importante ressaltar que este processo é complexo, sendo explicado por vários pontos de vista. Neste texto, estarei analisando duas perspectivas à defendida por Wallon e a proposta por Skinner.   Focando inicialmente no que apresenta e defende Wallon para depois estar se concentrando na proposta de Skinner, vindo a compor a resposta, sobre como estes dois educadores propõem que ocorre o desenvolvimento cognitivo no indivíduo.


       Wallon vai propor um estudo integrado do desenvolvimento, aonde este venha abranger os diversos campos funcionais (Galvão, 1995, p.27); assim vai visualizar o processo cognitivo não de forma restrita, mas em um sentido mais amplo, propondo o estudo da criança de forma contextualizada com o meio em que vive, tendo como enfoque seu projeto, a elaboração de uma psicogênese da pessoa completa.  Este tipo de concepção acompanha a formação do conhecimento em uma pessoa, desde sua tenra idade, indo a cada estagio apresentando como vai desenvolvendo o seu cognitivo. Com isto não fica restrito aos analises da psicologia genética, mas vai direcionar uma pesquisa tambem para a neurologia, psicopatologia, antropologia e a psicologia animal. Antes de prosseguir considero importante definir o que estuda cada uma destas ciências citadas. A psicologia genética para Wallon vai ser a que estuda o psiquismo na sua formação e transformações, sendo o psiquismo o conjunto das características psicológicas de uma pessoa. A neurologia que estuda o sistema nervoso, Wallon dela defendeu a plasticidade do sistema nervoso.  A psicopatologia vai estudar os fenômenos psíquicos, Wallon vai dizer que a “ a patologia funciona como uma lente de aumento que permite enxergar, de forma acentuada, fenômenos tambem presentes no individuo normal” (Galvão, 1995, p.28). Na psicologia animal que vai estudar o comportamento dos animais num todo, Wallon se utilizou das experiências feitas nestas áreas para discutir o significado e o impacto da linguagem no desenvolvimento. Como vimos Wallon desenvolveu uma pesquisa que abrangeu varias ciências, para tecer o seu conceito sobre como vai se processar o desenvolvimento do cognitivo, analisando por estágios, que para a passagem de um estagio para outro não vai ser uma ampliação, mas uma reformulação, á frente estaremos dando mais ênfase sobre o desenvolvimento dentro destes estágios. 
          A observação para Wallon tem uma participação muito importante, pois Ele a considera como instrumento privilegiado, para a psicologia genética; pois vai permitir um estudo da atividade da criança em seus contextos. Podendo assim compreender algumas reações, que a criança tem em seu desenvolvimento do cognitivo, permitindo que o analise seja mais amplo. Esta ação vai exigir do observador para Wallon que Ele venha explicitar ao máximo, os referenciais prévios que influenciam seu olhar e sua reflexão. Vai ser uma ação que ira permitir algumas conclusões importantes, que ira o observador abstrair de suas reflexões sobre a observação feita, uma destas podemos situar que vai ser a comparação entre o seu comportamento e o da criança, podendo assim através desta diferenciação que há entre o seu comportamento e o do outro, no caso, o da criança. Neste aspecto Wallon vai considerar que não se deve olhar a conduta da criança como um diminutivo da do adulto, pois assim, poderá caracterizar o comportamento infantil como possuidor de muitas faltas; portanto Wallon vai propor para que isto seja evitado, que se estude o desenvolvimento infantil tendo a própria criança, como ponto de inicial, buscando compreender cada uma das manifestações no conjunto de suas possibilidades, sem á previa censura da lógica adulta; portanto Wallon ira com esta sua concepção, valorizar e priorizar as manifestações da criança. Ao estudar a criança, portanto, “vale a pena confrontar entre elas as manifestações de atividade, de modo a atribuir-lhes sua verdadeira significação, ao reconhecer de idade em idade suas possibilidades funcionais” (Wallon, 1971, p.159).   Nesta confrontação vai se percebendo que a cada idade, as possibilidades vão se ampliando, e assim vai se desenvolvendo o cognitivo da mais tenra idade até a fase adulta.   
NA PRÓXIMA POSTAGEM CONTINUO O ASSUNTO DESTE ARTIGO.

5 comentários:

  1. Que este Natal e Ano Novo sejam mais do que confraternizações porque todos os momentos, em especial este novo ano, deverão ser iluminados, abençoados e que os 365 dias, sejam vividos na sua totalidade. Já que Natal significa: NASCER, nasçamos então dia 25, para que os doze vinte e cinco vindouros, sejam a busca da paz, conquista, compreensão, reflexão, prosperidade. Feliz Natal e Ano Novo!

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  2. Oi Danilo!

    Vim retribuir a visita e já estou seguindo.
    Parabéns, suas postagens estão ótimas!

    Aproveito para desejar um Natal abençoado! Peço a Deus que ilumine sua vida, concedendo saúde, paz, sucesso em todos os projetos de sua vida!

    Siglea Mallet, administradora da parceria BLOGUEIRAS UNIDAS.
    http://artesbysiglea.blogspot.com
    http://parceriaentreblogsdeartesanato.blogspot.com
    http://artesanatosdasiglea.blogspot.com

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  3. Olá, vim retribuir sua visita. Achei muito interessante seu blog. Sou pedagoga. Ja estou seguindo. Abraços

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  4. Em meio a uma postagem tão lindo é triste dizer que nesse momento estou com uma dor profunda.
    Um carinhoso abraço.
    Evanir

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  5. Olá vi seu comentário no meu blog e já estou seguindo o seu, participe do meu tb!!

    Abs,

    Claudia

    http://maquiagemdaclaudinha.blogspot.com

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