domingo, 18 de dezembro de 2011

EDUCAÇÃO REFLEXIVA


 Entre alguns artigos científicos na área da educação que tenho escrito, hoje esta semana estarei compartilhando aqui, um pouco sobre a educação reflexiva, uma perspectiva que contempla o ensino de forma reflexiva, e produtiva no sentido de construir alunos, que sejam pensadores, refletindo sobre o que estão aprendendo e assim alcançando uma visão mais ampla de conhecimento.  

Aires Gameiro vai dizer: “O fim da educação é o homem educando” (Gameiro, 1974, p.35); assim podemos dizer que o homem é educado para educar, para esta ação ocorrer vai necessitar em no princípio deste infinito processo olhar o mundo, nesta ação surge a gênese reflexiva, inicia a refletir sobre Ele e o mundo que o circunda, o olhar é contemplativo e inquiridor. Adaptar-se é por o saber acima do sentir (Gameiro, 1974, p.45); o sentir é reflexivo, depende da percepção que tambem age através da reflexão, o Ser desde sua mais tenra infância tem uma busca incansável sobre si e sobre tudo que vê e senti, podemos dizer que todos os nossos órgãos dos sentidos atuam em favor da reflexão, assim o homem é um Ser reflexivo sendo este o seu diferencial no Universo. Nenhuma ação pode ser praticada com êxito sem antes se refletir sobre ela, visualizando antes de lhe praticar os seus resultados, a consciência reflete, programa idealiza e o corpo age. Dentro desta perspectiva a educação como fator central para que o homem como um todo, se aflore, vai surgir na reflexão e nela vai se situar. O educar e o refletir estão totalmente relacionados, como vida e respiração, ser e saber, contemplar e ver. O homem depende da educação para ser, saber e ter; são estes três princípios que lhe estimulam porem só podem tornar realidade através do processo educativo.
            O homem nutre uma constante expectativa desde sua infância, que é a de ser; para isto tornar-se uma ação concreta, é necessário o cognitivo ser explorado, neste momento a reflexão e a educação se unem com um único propósito, o da busca do saber, pois só assim conseguira o homem alcançar o seu ideal de ser; agora surge a interferência tríplice do ambiente ao qual faz parte; estas três dimensões que interferem são: O conhecimento, a educação e o homem. Estes três estão interligados e participam juntos no processo formativo. O primeiro é complexo, pois a mente e a consciência mesmo estando unidas são indecifráveis em alguns sentidos, promovendo questionamentos por isso para educar o homem, não tem como fazer sem antes refletir sobre Ele, questionando sobre sua existência social e cultural. Se refleti sobre o social, por que o homem não é um ser solitário vive em um ambiente, sendo um agente ativo na sociedade, assim a educação após a reflexão sobre esta sociedade e sua multidiversidade vai desenvolver os métodos mais apropriados para instruir e compor este homem através da educação que vai iniciar formando sua moral ocorrendo na próprio ambiente restrito de sua vida que é sua família e depois dimensionado através do contato com todo o espaço que o circunda. Na seqüência vai agir na sua psique, vindo desenvolver sua intelectualidade que vai ser construída através do caminho do saber, onde o educador vai ter sua participação, sendo aquele que vai inferir nesta formação de forma dimensional, tendo a necessidade de ao iniciar sua atividade refletir sobre o educando. 
... A reflexão permite analisar com mais tranqüilidade os acontecimentos e construir saberes que envolvam situações comparáveis que possam surgir (Perrenoud, 2002, p.199); assim o professor tem que ser um profissional reflexivo, fazendo uma constante reflexão sobre sua atuação e os resultados que esta tendo em sua interferência direta no sujeito, que é o educando; porem não pode analisar somente sua atuação, mas necessita refletir sobre o educando, para compreendê-lo melhor e saber como deve lhe ensinar e como germinar o conhecimento neste solo fértil e inexplorado ainda.  Refletir sobre as ações e reações do educando irão causar uma segurança maior na aplicabilidade do método de ensino que ira lhe proporcionar o saber. A educação não pode ser estática e centralizadora, mas sim precisa ser participativa, construtiva e corporativa. 

2 comentários:

  1. Boa noite meu novo amigo.
    Obrigada por visitar-me. Seja bem-vindo. Um grande abraço.

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  2. Olá Danilo,
    Ótima postagem,nós professores precisamos
    realmente estarmos sempre em reflexão.
    Um grande abraço!
    Cláudia Pilotto

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