sexta-feira, 30 de dezembro de 2011


 EDUCAÇÃO TOTALIZANTE

Estamos em uma mudança total em todas as sociedades, estamos vivendo o período da comunicação e interação total, através da informatização, com isto nossos conceitos e aplicações de educação precisam mudar, temos que deixar de ser o professor conteudista, para ser o estimulador e direcionador dos itens que o aluno possui em grande dimensão para pesquisar nas "maquinas", que a cada momento são mais potentes e versáteis. Recentemente escrevi um artigo sobre isso, estarei postando hoje alguns trechos que seguem esta proposta de educação totalizante. A educação não pode ser estática e centralizadora, mas sim precisa ser participativa, construtiva e corporativa. Participativa por que tem que ser uma troca de informações entre o educador e o educando, em uma dialética que no confrontar vai construindo suas ideologias. Construtiva, pois construindo esta uma história, um ideal, ampliando os horizontes do sujeito que neste caso é o aluno. Por corporativa; situo que tem sua atuação na matéria, sociedade, economia e política; sendo assim totalitária. Como estamos vendo a educação vai produzindo mudanças globais no Ser, que ira lhe conduzir ao ter, que está relacionado com o status, num sentido social e econômico.  Ao começar a refletir sobre o mundo vou desenvolvendo concepções sobre ele num sentido global, começando a pensar sobre suas diversas dimensões, como: Humanidade, natureza, sociedade e educação; prefiro citar só estas quatro, pois, por humanidade estaremos pensando sobre como vive, como enxerga o mundo a sua volta e quais são suas conclusões.  Natureza como ela tem sido olhada e qual sua importância. Sobre a sociedade quais são suas características? E seu progresso como esta se desenvolvendo. Educação quais tem sido os seus desafios?
    Temos agora alguns questionamentos, para estarmos refletindo sobre eles, vejamos então por partes.   Ao refletirmos como tem vivido a humanidade na atualidade, podemos concluir que num sentido de ações e reações diversas e bastante complexas, estamos vendo hoje uma humanidade que ansiosa esta numa constante busca de suprir seus diversos anseios, uma humanidade que respira um universo progressista, onde o foco e ser para ter.   A partir deste aspecto vai construindo suas expectativas, e atuando sobre o ambiente em que vive. Sobre como tem sido olhada a natureza, podemos colocar que hoje esta não é compreendida, pois a humanidade ao invés de viver por ela e através dela, esta lhe destruindo e assim estamos nos tornando mais artificiais do que naturais, pois vivemos de uma expectativa de progresso, por conta disto á destruímos para irmos dando vazões a nossa míope visão de progresso.  Estamos esquecendo e nem pensando sobre sua importância, pois sem natureza não há qualidade de vida e nem condições de ternos um futuro promissor, pois dependemos da natureza para existirmos e cumprimos o nosso papel neste mundo. Sobre a sociedade o nosso olhar se amplia, pois é dentro dela que temos a nossa atuação, e esta tem sido uma sociedade com características peculiares, pois nesta pós-modernidade estamos presenciando um ambiente de um busca sem fim pela emancipação, a sociedade emancipadora é aquela que tem por objetivo se auto sustentar, vindo assim a alcançar o domínio sobre as demais e predominar em todas as esferas do progresso, que esta se desenvolvendo em todas as áreas, dando assim um novo perfil a esta sociedade: “Vive quem tem, é quem pode ser”. Os desafios da educação nesta situação que estamos refletindo são diversos, porem o maior é o de promover uma formação produtiva, onde os cidadãos em que ela esta formando, serão funcionais, produzindo em suas áreas novas concepções para cada vez mais ser ampliado o progresso onde esta profissional atua com isto esta educação que tem por responsabilidade formar, não só pode assim agir e pensar mais tem que refletir sobre o sujeito da educação que é o aluno, vendo que este precisa ser formado com conceitos éticos, lhe concedendo um sentimento de respeito pela vida. 
Assim estaremos a cada instante em uma educação que visualiza e ensina o homem pelo todo, assim tendo um novo paradigma para vencer, o da educação idealizadora e promotora de uma instrução que acompanhe as mudanças e conquiste os espaços.  



3 comentários:

  1. A interação com a tecnologia, a implementação da linguagem audiovisual, a dinâmica entre os sujeitos, a implementação de um meio em que se possa travar o diálogo entre aquilo que se vê: os meios de comunicação ativos e aquilo que se faz: a própria produção audiovisual desenvolvidas pelos sujeitos dialogando com sua comunidade. Seu blog é ótimo. Parabéns!
    =* Que 2012 seja muito produtivo!

    ResponderExcluir
  2. FELIZ ANO NOVO!!
    MUITA PAZ E SAÚDE!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Claro que indico seu blog! Na verdade, eu mesma não tenho uma lista de favoritos, rs, e nem sei muito bem mecher na face do blog. Mas, se me ensinar como faço isso, indico com todo carinho. Afinal, conteúdo aqui não falta, né?!

    Parabéns pelo blog, é ótimo e necessário. Muito bom gosto também...

    Obrigada, por indicar-me. Mais uma vez, um feliz ano 12 prá nós. Seguiremos, juntos, pela blogosfera.

    Abraço!

    ResponderExcluir