sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PEDAGOGIA NA CONCEPÇÃO DE SUCHODOLSKI




Ao falar e refletir sobre pedagogia suas atuações  e intervenções é preciso pensar em Suchodolski.Que estaremos vendo um pouco sobre sua concepção pedagógica. A Pedagogia, segundo Suchodolski, investiga os fatores que concorrem para a formação do homem em seu desenvolvimento histórico para, daí, formular conhecimentos acerca dos processos de formação. A teoria pedagógica é uma reflexão para a prática educativa enquanto manifestação da prática social. Isto significa conceber a educação como fenômeno integrante do desenvolvimento social, determinada pela dinâmica das relações sociais. Como a Pedagogia se ocupa de finalidades e processos da educação necessariamente conectados a objetivos sócio-políticos, ela implica uma intervenção no processo educativo. Na medida em que reflete a prática educativa socialmente condicionada, ela força sempre uma opção, frente aos interesses antagônicos de classe. Em poucas palavras, a pedagogia dá o rumo do processo educativo em meio às contradições sociais. Se o processo educativo não envolvesse ações pedagógicas de cunho eminentemente sócio-político, seria um processo natural, neutro, sempre igual em todos os tempos e lugares. Por outro lado, a Pedagogia não é apenas reflexão, ela não formula uma teoria a priori; ela encara a prática educativa como um acontecimento real e historicamente mutável, isto é, no seu desenvolvimento histórico-social e nas suas situações específicas. A prática educativa é, pois, ponto de partida para construção da reflexão. Com isto, quero dizer que a prática educativa escolar é uma prática. Envolve ações específicas, envolve atos técnicos, envolve o fazer e o saber fazer. Esse fazer pedagógico na escola, essa manifestação do pedagógico no processo de transmissão e assimilação de conhecimentos, são a tarefa da Didática que, como matéria pedagógica, viabiliza a realização dos componentes ideológico e técnico da ação pedagógica escolar. A Didática é, então, a matéria que investiga os processos que envolvem a mediação escolar de objetivos, conteúdos, métodos e os nexos regulares entre ensino e aprendizagem, na sua vinculação a finalidades sociais, políticas e pedagógicas. Como teoria do ensino, ela generaliza o que é comum e fundamental no processo educativo escolar. As tarefas da Didática incluem as Metodologias específicas, porém as extrapola. Primeiro, porque as lógicas das ciências, que se convertem em lógica das matérias de ensino, não é idêntica a lógica do processo didático. Segundo, porque sendo teoria da instrução e do ensino, generaliza leis, princípios e procedimentos obtidos na investigação das próprias disciplinas específicas e nas demais ciências que explicam as conexões entre ensino e aprendizagem. Verifica-se, assim, que a Didática e as Metodologias são mutuamente referidas, uma dependendo da outra, ainda que guardem cada uma sua especialidade.

3 comentários:

  1. Hola Danilo! Es muy interesante tu blog pero me costó entender agunas palabras.
    Estaría bueno que incluir un traductor de google para quienes no entendemos el idioma.
    Perdona si es un atrevimiento sugerirlo, te dejo un abrazo enorme desde Uruguay!!
    Bonito fin de semana.

    ResponderExcluir
  2. Hola Danilo! Mis conocimientos del portugues no alcanzan para entenender bien estos escritos. Por lo poco que pude entender, parecen muy interesantes.

    Gracias por llegar a mi blog!

    saludos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, vim fazer um convite. Passe la no blog dos professores virtuais, e deixe um recadinho falando do convite. obrigada . bjs na alma
    http://blogjonathancruz.blogspot.com/2011/10/professores-virtuais.html

    ResponderExcluir