HUSSERL E O MÉTODO FENOMELÓGICO HERMENÊUTICO.
O método
fenomelógico hermenêutico propõe a procura da essência do objeto através da
descrição, na verdade Husserl vai dizer que a intenção original é a aproximação
direta do objeto, evitando as teorias já existentes. Tratando assim a educação
com uma aproximação descritiva, que não possui preconceito da realidade
educacional, obtendo-se um conceito e um dialogo direto com o objeto que se é
estudado. Este método ira assim pretender alcançar a essência atemporal de
qualquer educação, independentemente da pratica histórica; esta tentativa,
portanto vai se opor ao relativismo axiológico, que resultou varias vezes no
menosprezo do contexto- sócio cultural e da ação concreta do educador, sob o
pretexto do regresso a estruturas que não se identificam com a história, sendo
a-históricas. O pesquisador que segue
esta vertente será possuindo de uma consciência cientifica pura e isolada da
sociedade concreta em que vive, esquecendo que esta sociedade é determinada por
interesses tais que definem inclusive a própria educação, sendo esta como o próprio
individuo, que apenas adquire o se significado em um todo. A insistência na
pesquisa acrítica da essência cultural-filosófica, ira trazer consigo o perigo
do conservadorismo: A procura das essências atemporais que podem reduzir a
cultura á pura tradição, ou seja, a presentificação de valores tradicionais que
são aceitos convencionalmente. A educação
assim será concebida a partir de uma perspectiva transcendental, onde a
teoria vai representar uma ideia a ser
realizada.
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