quarta-feira, 23 de maio de 2012



HUSSERL E O MÉTODO FENOMELÓGICO HERMENÊUTICO.

O método fenomelógico hermenêutico propõe a procura da essência do objeto através da descrição, na verdade Husserl vai dizer que a intenção original é a aproximação direta do objeto, evitando as teorias já existentes. Tratando assim a educação com uma aproximação descritiva, que não possui preconceito da realidade educacional, obtendo-se um conceito e um dialogo direto com o objeto que se é estudado. Este método ira assim pretender alcançar a essência atemporal de qualquer educação, independentemente da pratica histórica; esta tentativa, portanto vai se opor ao relativismo axiológico, que resultou varias vezes no menosprezo do contexto- sócio cultural e da ação concreta do educador, sob o pretexto do regresso a estruturas que não se identificam com a história, sendo a-históricas.  O pesquisador que segue esta vertente será possuindo de uma consciência cientifica pura e isolada da sociedade concreta em que vive, esquecendo que esta sociedade é determinada por interesses tais que definem inclusive a própria educação, sendo esta como o próprio individuo, que apenas adquire o se significado em um todo. A insistência na pesquisa acrítica da essência cultural-filosófica, ira trazer consigo o perigo do conservadorismo: A procura das essências atemporais que podem reduzir a cultura á pura tradição, ou seja, a presentificação de valores tradicionais que são aceitos convencionalmente.  A educação assim será concebida a partir de uma perspectiva transcendental, onde a teoria  vai representar uma ideia a ser realizada. 


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