quinta-feira, 14 de junho de 2012


A DIFUSÃO DO SABER NESTA ODISEIA DE SABERES.

A idéia de que os conhecimentos de qualquer ordem que nós dispomos são o resultado de uma construção humana, não o fruto de uma revelação ou de uma reminiscência, é atualmente amplamente admitida, pelo menos entre os pesquisadores que produzem esses conhecimentos; a ideia de que as disciplinas escolares pelas quais esses conhecimentos chegam às jovens gerações são também o produto de um trabalho coletivo, de um conjunto de atores do sistema educativo. E nestes cenários de descobertas se constrói o Ser pensante, na sua intensa trajetória do saber, que na atualidade esta sendo diversa, numa pluralidade de saberes. Uma mudança que a cada era da educação vai apresentando novos impactos na odisseia do conhecimento. Na atualidade ocorre uma diversificação de perspectivas na forma de ensinar a disciplina e de justificar sua inclusão nos cursos de formação de professores. Há uma espécie de redescoberta da especificidade das temáticas escolares, do papel dos diferentes atores educativos e da sua experiência; uma tendência às práticas de história intelectual e cultural, a partir de novas concepções teóricas; uma revalorização das abordagens comparadas. Que incluem uma formação visualizada de forma transdiciplinar, pois hoje o conhecer está dimensionado em milhares de fontes e saberes, onde o professor tem a frente o desafio de uma educação em que somos apenas estimuladores, orientadores, mas não somos mais os donos absolutos do saber. Esta metamorfose pedagógica tem levado docentes a uma overdose de rejeição, pois não estão preparados para sair da “zona de conforto” e do domínio da pedagogia tradicional e entrar de cabeça na educação global diversa do futuro.Mas é preciso revitalizar e adaptar-se se quiser permanecer com êxito na transmissão do saber, neste século. A continuação sera na próxima postagem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário