A
DIFUSÃO DO SABER NESTA ODISEIA DE SABERES.
A
idéia de que os conhecimentos de qualquer ordem que nós dispomos são o resultado
de uma construção humana, não o fruto de uma revelação ou de uma reminiscência,
é atualmente amplamente admitida, pelo menos entre os pesquisadores que
produzem esses conhecimentos; a ideia de que as disciplinas escolares pelas
quais esses conhecimentos chegam às jovens gerações são também o produto de um
trabalho coletivo, de um conjunto de atores do sistema educativo. E nestes
cenários de descobertas se constrói o Ser pensante, na sua intensa trajetória do
saber, que na atualidade esta sendo diversa, numa pluralidade de saberes. Uma
mudança que a cada era da educação vai apresentando novos impactos na odisseia do
conhecimento. Na atualidade ocorre uma diversificação de perspectivas na forma
de ensinar a disciplina e de justificar sua inclusão nos cursos de formação de professores.
Há uma espécie de redescoberta da especificidade das temáticas escolares, do
papel dos diferentes atores educativos e da sua experiência; uma tendência às
práticas de história intelectual e cultural, a partir de novas concepções teóricas;
uma revalorização das abordagens comparadas. Que incluem uma formação
visualizada de forma transdiciplinar, pois hoje o conhecer está dimensionado em
milhares de fontes e saberes, onde o professor tem a frente o desafio de uma
educação em que somos apenas estimuladores, orientadores, mas não somos mais os
donos absolutos do saber. Esta metamorfose pedagógica tem levado docentes a uma
overdose de rejeição, pois não estão preparados para sair da “zona de conforto”
e do domínio da pedagogia tradicional e entrar de cabeça na educação global
diversa do futuro.Mas é preciso revitalizar e adaptar-se se quiser permanecer
com êxito na transmissão do saber, neste século. A continuação sera na próxima postagem
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