sexta-feira, 28 de setembro de 2012


         INTERDISCIPLINARIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR.

Estamos hoje visualizando uma pratica no cotidiano das atividades escolares que deve ser destacada e cada vez mais praticada, falo da interdisciplinaridade; que tem sido olhada com maior carinho na atualidade, servindo de uma proposta pedagógica que pode causar resistências para muitos docentes e discentes que fixos a uma metodologia separatista, não aceitam a possibilidade de uma ação de integração. Interdisciplinaridade justamente é uma integração de conteúdos com a proposta de verificar como as diferentes áreas do conhecimento podem explicar o fenômeno que esta sendo estudado, sendo uma integração no unificadora dos sistemas existentes numa direção única, regida pelo tema ou a diretriz norteadora do processo interdisciplinar na pratica das atividades escolares. Para Freitas interdisciplinaridade é, “equivalente à integração entendida como interpenetração de métodos e conteúdos entre disciplinas que se dispõem a trabalhar conjuntamente um determinado objeto de estudo”. As temáticas que forem abordadas no inter-relacionamento dos conteúdos devem servir para a inclusão de novos conhecimentos que contribuam para uma mudança de postura nos alunos e professores, ou seja, a do objetivo central de integração dos conteúdos na condução de um conhecimento com uma maior dimensão prescurtadora do saber diverso sobre os assuntos apresentados pela indicação do conteúdo programático aferido pela realidade do currículo escolar. Temos que entender precisamos construir os conhecimentos de forma coletiva, onde  ocorra, o dialogo entre três esferas, que são:  Os discentes, docentes e a pluralidade de metodologias, causando assim uma nova vivencia escolar, a da interlocução cultural e intelectual, na busca de um projeto unificador dos saberes, na integração dos conteúdos. Esta é uma pratica modificadora de postura, por isso causa resistências, que precisam ser extraídas para que possamos vivenciar uma democratização escolar que se relacione com as realidades expansionistas do saber na sociedade atual. 

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