INTERDISCIPLINARIDADE
NO COTIDIANO ESCOLAR.
Estamos
hoje visualizando uma pratica no cotidiano das atividades escolares que deve
ser destacada e cada vez mais praticada, falo da interdisciplinaridade; que tem
sido olhada com maior carinho na atualidade, servindo de uma proposta pedagógica
que pode causar resistências para muitos docentes e discentes que fixos a uma
metodologia separatista, não aceitam a possibilidade de uma ação de integração.
Interdisciplinaridade justamente é uma integração de conteúdos com a proposta
de verificar como as diferentes áreas do conhecimento podem explicar o fenômeno
que esta sendo estudado, sendo uma integração no unificadora dos sistemas
existentes numa direção única, regida pelo tema ou a diretriz norteadora do
processo interdisciplinar na pratica das atividades escolares. Para Freitas
interdisciplinaridade é, “equivalente à integração entendida como interpenetração
de métodos e conteúdos entre disciplinas que se dispõem a trabalhar
conjuntamente um determinado objeto de estudo”. As temáticas que forem
abordadas no inter-relacionamento dos conteúdos devem servir para a inclusão de
novos conhecimentos que contribuam para uma mudança de postura nos alunos e professores,
ou seja, a do objetivo central de integração dos conteúdos na condução de um
conhecimento com uma maior dimensão prescurtadora do saber diverso sobre os assuntos
apresentados pela indicação do conteúdo programático aferido pela realidade do currículo
escolar. Temos que entender precisamos construir os conhecimentos de forma
coletiva, onde ocorra, o dialogo entre três
esferas, que são: Os discentes, docentes
e a pluralidade de metodologias, causando assim uma nova vivencia escolar, a da
interlocução cultural e intelectual, na busca de um projeto unificador dos
saberes, na integração dos conteúdos. Esta é uma pratica modificadora de
postura, por isso causa resistências, que precisam ser extraídas para que
possamos vivenciar uma democratização escolar que se relacione com as realidades
expansionistas do saber na sociedade atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário