terça-feira, 16 de outubro de 2012


A PRODUTIVIDADE DA AÇÃO PEDAGÓGICA.

Ação pedagógica consiste em conjunto de atividades educacionais administradas pelo sistema de ensino, manifestadas através do trabalho do docente e concretizada com eficiência pela liberdade proporcionada pela autonomia pedagógica. Quando visualizamos a escola como instituição promotora e receptora da ação pedagógica, temos que perceber que a diretriz e intenção não esta nela, mas sim no sistema de ensino que a secretaria de educação estipular para ser adotado, o cumprimento deste é que fará com que esta ação pedagógica, promova uma difusão do saber com eficiência e aplicabilidade notável.  A circunstancia que envolve ou resulta deste processo depende de um elo, entre escola e governo, pois são eles que vão receber e propondo este sistema de ensino e o validando, a aceitabilidade depende de sua aplicabilidade, manifesta na ação pedagógica que através do trabalho escolar em conjunto avalia se tem plausibilidade funcional e educacional que retorne em crescimento e reconhecimento para escola e credibilidade para o governo. A autonomia pedagógica só vai se tornar real dentro do embate pedagógico desenvolvido com persistência e com critérios de emancipação, assim teremos resultados onde a educação estará sendo processada com aproveitamento expressivo, aferindo uma dimensão ainda maior dentro do ensino proporcionado pela escola através do docente dentro na execução de uma ação pedagógica consistente e promissora, por acreditar que é possível a autonomia pedagógica. O produto não pode ser somente o aproveitamento do discente, mas a efetividade de uma educação que qualifique o aluno e conceda a ele os elementos geradores de uma formação intelectual consistente que repercuta na vida social, familiar e por fim profissional. Ao acreditar que o processo esta interligado a uma junção progressiva que tem em seus extremos  ensino e o discente em confronto com a pratica da ação pedagógica efetuada pelo docente e dentro do que a escola com seu sistema vai conceder para ser assimilada e efetuada. Uma formação só tem retorno construtivo para a educação quando esta lhe garante uma efetividade permanente que a cada instante se revitaliza em suas propostas didáticas, tendo assim uma consideração ampla, que se torna promissora dentro do bater do coração da vivencia educacional, no ambiente escolar. 

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