A
URGENCIA DO CONHECIMENTO EMPÍRICO NO PROCESSO FORMATIVO.
“O conhecimento pessoal, originado nas
experiências de cada um e interpretado através de uma lente perceptual criada
pela sociedade, pela cultura e pelas experiências de vida, constitui a base para
a produção do conhecimento profissional”.
Michael Wodlinger
Vemos nesta declaração a realidade
vivenciada no conhecimento empírico, numa ótica profissionalizante, ainda é
valorizado, pois mesmo as empresas hoje necessitando e buscando profissionais
que possuam a formação superior na área a qual se propõem atuar; ou que
necessita a empregadora, também é observado sendo em muitos momentos mais
valorizado aquele profissional que possui o conhecimento empírico em
determinada área. A sociedade visualiza este profissional com uma atenção
imediatista, pois vê neste, a condição de atuar através da praticidade com uma
visibilidade mais ampla do que aquele que saiu da academia; algo que podemos
considerar contraditório no sentido educacional e formativo. Uma realidade que
precisa ser atentada, propondo uma mudança curricular e metodológica em nossas
instituições formativas, afim de que seja apresentado um programa de curso e
conteúdo possibilitador de uma capacitação com a urgência de aplicabilidade
profissional dentro da área escolhida pelo aluno. Se o curso escolhido foi
engenharia civil, precisa este discente e futuro engenheiro conhecer as
aplicações praticas de sua futura profissão, como por exemplo; fazer um
concreto, sentar um tijolo no prumo em
uma construção, assentar um azulejo, ações básicas que tem uma participação
elementar em uma construção, que alguns engenheiros recém formados, não tem
conhecimento. Para isto se faz necessário nestes cursos de aplicabilidade
pratica um programa de estagio mais eficiente que contemple estas realidades
vivenciadas pela sociedade em suas urgências e cobranças do progresso.
Precisamos formar um profissional que visualize a suas realidades com a
aplicabilidade teórica e pratica, o conhecimento técnico e empírico, em uma
unidade e conjunto de atuações e intervenções compartilhadas para um resultado
expressivo e comprometido com as urgências e carências apresentadas pela
sociedade.
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