terça-feira, 27 de novembro de 2012


A URGENCIA DO CONHECIMENTO EMPÍRICO NO PROCESSO FORMATIVO.


“O conhecimento pessoal, originado nas experiências de cada um e interpretado através de uma lente perceptual criada pela sociedade, pela cultura e pelas experiências de vida, constitui a base para a produção do conhecimento profissional”. Michael Wodlinger  

Vemos nesta declaração a realidade vivenciada no conhecimento empírico, numa ótica profissionalizante, ainda é valorizado, pois mesmo as empresas hoje necessitando e buscando profissionais que possuam a formação superior na área a qual se propõem atuar; ou que necessita a empregadora, também é observado sendo em muitos momentos mais valorizado aquele profissional que possui o conhecimento empírico em determinada área. A sociedade visualiza este profissional com uma atenção imediatista, pois vê neste, a condição de atuar através da praticidade com uma visibilidade mais ampla do que aquele que saiu da academia; algo que podemos considerar contraditório no sentido educacional e formativo. Uma realidade que precisa ser atentada, propondo uma mudança curricular e metodológica em nossas instituições formativas, afim de que seja apresentado um programa de curso e conteúdo possibilitador de uma capacitação com a urgência de aplicabilidade profissional dentro da área escolhida pelo aluno. Se o curso escolhido foi engenharia civil, precisa este discente e futuro engenheiro conhecer as aplicações praticas de sua futura profissão, como por exemplo; fazer um concreto,  sentar um tijolo no prumo em uma construção, assentar um azulejo, ações básicas que tem uma participação elementar em uma construção, que alguns engenheiros recém formados, não tem conhecimento. Para isto se faz necessário nestes cursos de aplicabilidade pratica um programa de estagio mais eficiente que contemple estas realidades vivenciadas pela sociedade em suas urgências e cobranças do progresso. Precisamos formar um profissional que visualize a suas realidades com a aplicabilidade teórica e pratica, o conhecimento técnico e empírico, em uma unidade e conjunto de atuações e intervenções compartilhadas para um resultado expressivo e comprometido com as urgências e carências apresentadas pela sociedade.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário