O FENÔMENO DE KASPAR HAUSER UM EXEMPLO DE INCLUSÃO E
MUDANÇA.
O que podemos aprender
pedagogicamente com o fenômeno de Kaspar Hauser? Na verdade o filme parece um enigma, porem
possui um sentido pedagógico e real, que vem a ser o da construção e inclusão,
Kaspar não é um considerado um Ser; mas já adulto e sem nenhum sentido sobre a
sua própria vida, é encontrado para que venha a ser retirado do ocaso e deste
descaso. Sendo estranho impossível e um fato cientificamente irreversível, pois
no final do filme é descoberto anomalia mental que possui, causada pelos
traumas de um passado enigmático e cativo; mas uma família lhe encontra e de forma
empírica inicia o processo pedagógico e inclusivo; trazer este Ser a realidade,
propor uma mudança e transformação metafísica, romper um paradigma cientifico.
Um processo delicado e inovador, mas é preciso acreditar com dedicação e amor,
os membros desta família lhe ensinam realidades cotidianas, onde Kaspar inicia
a descobrir o que é a vida e que ele é um Ser vivo em uma sociedade. Após surge
o professor que com sua cultura e dedicação pedagógica, aceita o desafio,
iniciando a educar Kaspar,conduzindo ele as descobertas naturais, históricas e
culturais; o aprender a aprender é percebido nesta fase, inclusão é visível;
pois o professor propõe a Kaspar a oportunidade de descobrir a realidade e ser
incluído no processo da sociabilização.
Difícil? Inaceitável? Não; pois
existe a inclusão, onde os que não são podem através da educação vir a ser, os
que não conhecem a realidade vir a conhecer e os que não existem e são ate
considerados fenômenos virem a ser tornados Seres normais em um processo de
adaptação e mudança dentro de uma pedagogia que se propõe acreditar em uma transformação
da história através das descobertas do tempo presente na vida daqueles que não
possuem identidade social, mas são membros da sociedade precisando ser aceitos
e incluídos nos desafios pedagógicos para que vivam e se descubram.
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