EDUCAÇÃO HUMANISTA
Nesta
perspectiva denominada humanista que tem em Maslow, como seu fundamentador teórico. Tem por ênfase central a natureza humana,
priorizando alguns enfoques que são:
Ø Realce
nas qualidades distintamente humanas: Escolha de criatividade, avaliação e auto
realização em oposição a uma visão reducionista, mecanicista e dicotomizante do
homem.
Ø Preocupação
básica com a valorização da dignidade e valor do homem e no desenvolvimento do
potencial inerente a cada um.
Ø A
visão da pessoa como um processo de descoberta do seu próprio ser, ligando-se a
outras pessoas e grupos.
Maslow
propõe uma ampliação do conceito de ciência para torná-la mais apta para lidar com as
pessoas, especialmente aquelas que são plenamente desenvolvidas e plenamente
humanas. Concebe o seu esforço como uma tentativa de acrescentar, longe de
propor uma visão divisória de certo em contraposição a errado. Considera a visão comportamental em psicologia
como estreita e limitada antes que incorreta.
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Ø O
objetivo ultimo do ser humano é a auto realização ou o uso pleno de suas
potencialidades e capacidades.
Dentre
os objetivos e implicações educacionais apontados por Maslow, são colocados em
evidencia os seguintes:
Ø A
escola ideal deveria ser uma espécie de centro onde as pessoas pudessem
encontrar-se a si mesmas; encontrar aquilo de que gostam, do que é bom e do que
não é bom para elas. O principal objetivo desta escola seria a descoberta da
identidade e com ela a descoberta da vocação. Realizar, portanto, aprendizagens
do tipo intrínseco, isto é, voltadas para objetivos do individuo, capazes de
gerar crescimento.
Ø Um
modo de ensinar que trouxesse á consciência, admiração pela vida, consistiria
em mostrar aos alunos a beleza envolvida na matéria que estudam, seja
matemática, história ou filosofia.
Ø Um
dos objetivos da educação seria mostrar que a vida é preciosa, se não existir
alegria de viver não existira valor em viver.
Ø Transcender
os pseudo-problemas e lidar com problemas realmente sérios e existenciais.
Ø Conduzir
o aluno a ser um bom escolhedor, faz parte da educação intrínseca.
Ø A
escola deveria auxiliar as pessoas a observarem e desse auto-conhecimento
derivar um conjunto de valores.
Ø O professor deve ser mais receptivo do que
intrusivo, condicionador, acadêmico ou reforçador. Aceitando seus alunos e
auxiliá-los a aprender que tipo de pessoa cada um é, através de uma atmosfera
de aceitação da natureza da pessoa que reduz ao medo, ansiedade e a defesa
ao mínimo possível.
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