sexta-feira, 19 de abril de 2013




EDUCAÇÃO HUMANISTA

Nesta perspectiva denominada humanista que tem em Maslow, como seu fundamentador teórico.  Tem por ênfase central a natureza humana, priorizando alguns enfoques que são:

Ø  Realce nas qualidades distintamente humanas: Escolha de criatividade, avaliação e auto realização em oposição a uma visão reducionista, mecanicista e dicotomizante do homem.  
Ø  Preocupação básica com a valorização da dignidade e valor do homem e no desenvolvimento do potencial inerente a cada um.
Ø  A visão da pessoa como um processo de descoberta do seu próprio ser, ligando-se a outras pessoas e grupos.
Maslow propõe uma ampliação do conceito de ciência para  torná-la mais apta para lidar com as pessoas, especialmente aquelas que são plenamente desenvolvidas e plenamente humanas. Concebe o seu esforço como uma tentativa de acrescentar, longe de propor uma visão divisória de certo em contraposição a errado.   Considera a visão comportamental em psicologia como estreita e limitada antes que incorreta.
Ø  O objetivo ultimo do ser humano é a auto realização ou o uso pleno de suas potencialidades e capacidades.  


Dentre os objetivos e implicações educacionais apontados por Maslow, são colocados em evidencia os seguintes:
Ø  A escola ideal deveria ser uma espécie de centro onde as pessoas pudessem encontrar-se a si mesmas; encontrar aquilo de que gostam, do que é bom e do que não é bom para elas. O principal objetivo desta escola seria a descoberta da identidade e com ela a descoberta da vocação. Realizar, portanto, aprendizagens do tipo intrínseco, isto é, voltadas para objetivos do individuo, capazes de gerar crescimento.
Ø  Um modo de ensinar que trouxesse á consciência, admiração pela vida, consistiria em mostrar aos alunos a beleza envolvida na matéria que estudam, seja matemática, história ou filosofia. 
Ø  Um dos objetivos da educação seria mostrar que a vida é preciosa, se não existir alegria de viver não existira valor em viver.
Ø  Transcender os pseudo-problemas e lidar com problemas realmente sérios e existenciais.
Ø  Conduzir o aluno a ser um bom escolhedor, faz parte da educação intrínseca.
Ø  A escola deveria auxiliar as pessoas a observarem e desse auto-conhecimento derivar um conjunto de valores.
Ø   O professor deve ser mais receptivo do que intrusivo, condicionador, acadêmico ou reforçador. Aceitando seus alunos e auxiliá-los a aprender que tipo de pessoa cada um é, através de uma atmosfera de aceitação da natureza da pessoa que reduz ao medo, ansiedade e a defesa ao  mínimo possível. 

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