segunda-feira, 23 de junho de 2014

O DASEIN E A ANTROPOLOGIA

A tradução portuguesa para o termo alemão Dasein é o Ser-aí, Ser-aí-no-mundo ou pré-sensa. O termo é usado no contexto da filosofia de Heidegger tendo em vista o mesmo sentido de existência. Na verdade Dasein é o termo principal na obra Ser e tempo, onde o filosofo propõe veemente a principal questão filosófica sobre o ser, ou seja, Que é ser? Heidegger propõe que nenhuma outra espécie presente no mundo seja capaz de dar um sentido ao ser humano como o próprio ser humano de se auto-significar. Daí o afirmar que o ser humano seja um "ente privilegiado".  Somente o ser humano é capaz de questionar sobre si mesmo possuindo uma auto-compreensão do ser do ente em essência. É justamente a partir deste ente que o homem é, e que Heidegger denominou de dasein. E este homem enquanto ente privilegiado é que existe imediatamente no mundo.
O Dasein no mundo é o homem gerador de sua própria existência uma vez que esteja lançado na existência cotidiana, juntamente com outros seres humanos cujos afazeres e preocupações estão compartilhadas no mesmo contexto e condições do mundo. No entanto, para que este “ente privilegiado” possa encontrar seu verdadeiro sentido de dasein, Heidegger sustenta a necessidade de um existencialidade consciente provocada por certo grau de algo que ele denominou – angustia – outrora proposto na filosofia do filosofo dinamarquês Soren Kierkegaard. Aqueles que criam sua própria histόria e não na há torna uma existência autentica, não podem ser contados no bojo daqueles que, no projeto de sua própria finitude, não encontram o sentido que os destaca como um ente privilegiado.

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