domingo, 14 de junho de 2015

A FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E O PSICODRAMA

A fenomenologia existencial está intrínseca, no psicodrama, sendo fenomênico por que vai avaliar e analisar o Ser na descoberta de si mesmo; (Ramalho,2010) considerando sobre o psicodrama diz: “O psicodrama busca fazer o indivíduo alcançar uma existência autentica, espontânea e criativa”. Assim o Ser é conduzido a espontaneidade, pois é isto que promove a arte em sua sociabilização, mas além da arte os seus contatos irão lhe indicar realidades naturais, pois é o próprio Ser em seu convívio consigo mesmo e com as projeções do ambiente que o circundeia; a arte tem este papel central como Moreno indica no psicodrama, por despertar a sensibilidade, que é promotora da criatividade que é um fruto espontâneo do indivíduo.   Com esta realidade, o indivíduo é descoberto em sua existência, revelando seus potenciais e características de sua personalidade.
      Em Moreno, a espontaneidade e a criatividade serão inatas no Ser humano, considerando essas duas reações do Ser, a espontaneidade é a capacidade que o indivíduo tem de agir, revelando sua participação em seus contatos com o ambiente físico e social ao qual convive. Já a criatividade é a disponibilidade ao ato criador, revelando o indivíduo como um Ser que constrói realidades a partir do que faz surgir com suas ações criativas no universo onde intervém e participa.

      Concluindo o psicodrama, defende que o Ser é participativo e interativo, não está isolado, mas ativo no processo da comunicação, criando e recriando através de suas intervenções espontâneas, em seus convívios sociais, que são sensíveis a tudo que lhe influencia e promove, como um existente. Assim surge a originalidade em tudo que o indivíduo cria, seja através da arte ou da ciência, seja empírico ou técnico. Pois a ciência em suas teorias e hipóteses, depende da sensibilidade do ser e de suas deduções naturais e espontâneas sobre as realidades ao qual está convivendo, logo avaliando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário