quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PLOTINO NA CONCEPÇÃO DE ASSIMILAÇÃO DO CONHECIMENTO.

Para ou a Plotino, o self noética, ou imanente, a fonte da vida não vai necessita imaginação pois é auto- consciente. A tarefa ultima da consciência vai ser tornar-se inconsciente num patamar superior de conhecimento,onde a distinção imagética entre sujeito e objeto foi superada e finalmente integrada. A fragmentação do self é total no nível da alma; onde se encontra num estado de inconsciência de seu potencial cognitivo. Assim Plotino vai defender a alma humana permanentemente ligada ao Universo inteligível, dentro desta visão,  o inteligível que habita em cada ser ontologicamente; essa operação pode ser descrita como a unidade entre  o Ser e o objeto; numa realidade existencial. Esta concepção mostra a assimilação cognitiva como sendo uma atividade endógena e exógena, vindo a marcar o processo de forma convergente, sendo um indicativo de que Plotino visualiza a aquisição do saber como uma respiração da alma com o Universo inteligível.
Plotino propôs diversas imagens representativas para a procedência das coisas do Uno, sendo a mais significativa a derivação do todo criado por irradiação sucessiva de um primeiro Centro para um segundo, a partir dos quais se propaga um terceiro círculo concêntrico.  Nesta sincronia o homem vai manifestando suas reações através dos impulsos da sua alma. 
Assim ao concluir podemos dizer que Plotino considera o conhecimento como um sentido que só pode existir a partir da alma em seu contato com o Universo inteligível, ou seja onde consegue se desenvolver e ampliar-se, nos horizontes do saber. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário