sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

RECEITA DE UMA AULA DE SUCESSO.




Estarei nesta postagem propondo uma receita, considerando a aula ser comparada a um bom prato, que deve ser bem preparado e servido com qualidade para agradar os clientes.
 Ao iniciar uma aula que cause uma boa repercussão por ser atrativa e causar uma boa impressão, levando o aluno a ficar com seu sabor Poe varias horas, tem que seguir alguns passos.
_ Primeiro, a apresentação pessoal do professor e da sala de aula, o que vai conduzir a aula tem que estar vestido de forma agradável, bem asseiado, com um sorriso, sendo acessível.  A sala de aula não pode ser extremamente formal, podem estar às cadeiras em circulo ou em duplas que de preferência não tenham grandes afinidades para se quebrar alguns paradiguimas, com um ambiente arejado e atrativo.    
_Segundo, o professor tem que apresentar o cardápio, ou seja, os assuntos que serão vistos em aula, de forma que cause um grande interesse, podendo utilizar um “gancho”, algo que exemplifique o assunto que será tratado, podendo ser através de um objeto, um vídeo, uma estória ou uma pergunta.
_Terceiro, a explanação do assunto que precisa ser interativa, onde a participação de todos os alunos tem que ser incentivada, não pode ser um monologo, fixando em um método expositivo, mas uma dialética, que sempre causa uma troca de idéias onde o professor e alunos crescem juntos, pois ninguém é dono do saber. Podem ser utilizados recursos eletrônicos atrativos para tornar a aula mais agradável, como um vídeo, ppt bem criativo ou até uma musica.
_ A conclusão tem que ser como uma sobremesa deliciosa, algo que cause interesse e leve o aluno ficar refletindo sobre a frase que ouviu ou a imagem que viu, pois será algo que lhe despertara o interesse para a próxima aula, que pode ser utilizado como link, para iniciar a outra aula.
 Ao encerrar despeça dos alunos de forma que os deixe cada vez mais próximos de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário