sexta-feira, 16 de março de 2012


SÓCRATES E A QUESTÃO DO DIALOGO

O pensamento de Sócrates encontra-se fundamentado na perspectiva de que o ser humano possui uma realidade interior mais significativa que a realidade do corpo. Essa realidade Sócrates denominou de Alma. É nela que se encontra todo o conhecimento. Contudo, o homem para entrar em contato, com este saber precisa entrar em contato consigo mesmo, pela via da reflexão. Neste sentido é que o processo de recordar, em Sócrates refere-se a uma estrutura unificadora de tudo o que há para recordar. É esta característica estrutural do saber que se encontra expressa no encadeamento das noções, que a teoria da reminiscência evidencia.
Num primeiro momento na obra Menon, o dialogo inicia-se com perguntas sobre a natureza da virtude e termina com a controvertida questão da relação entre opinião e saber. Para ele, o conhecimento verdadeiro (o saber) se dá pelo acesso à essência humana, ou seja, a alma. Ela é a sede de todo o conhecimento. Já a opinião, é fruto da s impressões, da realidade mutável, do corpo, do mundo dos sentidos.
Assim, para Sócrates, o confronto oral que opõe os interlocutores com o intuito de, pelo diálogo, avaliar a consistência das respostas dadas pelos seus interlocutores. Além disso, o diálogo tinha a função de levar o interlocutor a rememorar o conhecimento já existente em sua alma. Para Sócrates, o diálogo é fundamental para retirar da alma dos interlocutores o conhecimento que este ainda não sabia que possuía.
Esta obra do Menon exemplifica como o novo método dialógico pode ser importante para evidenciar como o conhecimento pode ser produzido e transmitido, instituindo uma relação formal de ensino-aprendizagem.
Contudo, não podemos esquecer que o diálogo é um elemento nivelador da busca na essência humana, com o intuito de evidenciar as características básicas , o princípio unificador que constituirá a natureza humana. 

Um comentário:

  1. Olá amigo, vim retribuir sua visita e conhecer seu blog, estarei sempre por aqui. Grande abraço!

    ResponderExcluir