ESTAREI POSTANDO UM BREVE ARTIGO QUE FIZ SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DUAS PARTES.
A EJA NO CONTEXTO DO MUNDO DO TRABALHO
O presente artigo visa apresentar
qual tem sido a participação do E J A no processo educativo e a sua
contextualização com as realidades e desafios do mundo do trabalho, ou da
atuação do trabalhador na vida profissional. Tendo em vista que a maioria dos alunos que
freqüentam o E J A, estão inseridos no mercado de trabalho, um mundo em que
esta modalidade de ensino tem uma importante participação. Indicar quem são os
freqüentadores desta modalidade, ressaltando as suas limitações e conquistas no
universo escolar. Mostrar que esta
modalidade de ensino esta inteirada das realidades da vida profissional, pois
se propõe a capacitar e formar o trabalhador para que possa desenvolver uma
vida profissional. Enfatizar as dificuldades enfrentadas no contexto escolar
pelos alunos que freqüentam o E J A após a jornada de trabalho. Portanto o
nosso enfoque nesta temática vem a ser; aceitação e aplicação deste Sujeito no
caso, o aluno em sua vida cotidiana de trabalhador e estudante.
A liberdade conquistada pelo espaço
adquirido e o mercado de trabalho como instrumento que media as relações sócio-econômicas
não são realidades e propostas novas, podemos dizer que iniciaram no século 19
e tomaram corpo nos embates sociais do século 20, sendo um tema refletido na
globalização do século 21. Nesta ótica
só ocupa espaço o que tem, para se ter é preciso ser; e nesta proposta a
educação surge como o elemento central para formar e capacitar os trabalhadores,
para que possam ser inclusos no projeto pessoal e coletivo de serem considerados
dignos de ocupar um espaço; nascendo assim o anseio pela qualificação.
A qualificação profissional no capitalismo se
constitui em um dos
elementos necessários á extração de mais valia. A
relação entre
mais valia e qualificação leva a busca
constante de diminuição dos
poros da produção, de organizar o
trabalho de modo a explorar as
potencialidades do
trabalhador de introduzir tecnologias que
possibilitem diminuição do tempo de trabalho
necessário e aumento
do trabalho excedente.
Assim, trabalhadores mais escolarizados e
qualificados podem propiciar uma maior
produtividade e, no geral,
aumento de mais-valia relativa. É nesse quadro
e nessa perspectiva
que o discurso empresarial tem se manifestado
fortemente
nos últimos anos. ( Carvalho,1999, p.52).
nos últimos anos. ( Carvalho,1999, p.52).
O discurso pode
parecer explorador e negativo, mas tem um grande sentido benéfico o de motivar
e despertar o jovem e adulto, que está inserido no mundo do trabalho para
regressar aos estudos ou iniciar a trajetória da vida escolar. Requerendo deste Sujeito alguns desafios a serem vencidos, precisando
se superar em vários aspectos, como: O cansaço causado pela jornada de
trabalho, o constrangimento do adulto que ira dividir a classe com o
adolescente, mas também a inibição do adolescente que estará junto com o adulto
na mesmo espaço da sala de aula, as dificuldades do letramento e leitura já com
idade para esta atividade avançada; na verdade entender o processo do aprender
a reaprender; que ira lhe conduzir ao entendimento do conhecimento buscado na
dimensão do saber. Mas o anseio pelo ter
lhe fará superar, cada descoberta causara um impacto que lhe revitalizara, pois
o saber possui uma motivação própria; pois quanto mais conhecer, maior será sua
realização, é um novo mundo que esta sendo descoberto, que traz consigo uma
promessa a mudança e a liberdade. Pois
a educação produz mudanças de comportamento, posições e logo de espaços; traz a
liberdade porque concede a independência por ser emancipadora, conduzindo os
que por seus caminhos entram a conquistas, portanto renova a esperança das
classes trabalhadoras. O E J A é uma modalidade direcionada a atender o
trabalhador, a abraçar suas causas, concedendo oportunidade de sair de um
contexto de dependência e subserviência escrava. Pois a maior parte ocupa posições inferiores
no mercado de trabalho, sendo desconsiderados; são adolescentes que atuam como
office-boy, auxiliares de serviços gerais e adultos que vão desde o servente de
pedreiro até o marceneiro, que adquiriram a profissão através da experiência
diária, no exercício da função, são profundos conhecedores das realidades da
sua atuação, mas anseiam por um espaço na sociedade dentro do mercado de
trabalho, pois sonham com outras funções e atividades profissionais, o guarda
almeja ser chefe de segurança, o pedreiro em ser um engenheiro; e com esta
esperança alimentada a cada dia, o E J A ira construir este trabalhador.
grazie Danilo per la tua visita e per le tue belle parole! Ci metterò un po' di tempo per tradurre e quindi capire gli argomenti del tuo blog, ma sicuramente lo farò perché mi sembra che sia molto interessante!
ResponderExcluirLuisa