sábado, 28 de julho de 2012


ATUAÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE. 

Precisamos entrar e praticar uma educação que contempla a multiplicidade de reações e intervenções no processo de aquisição do conhecimento. Hoje o conhecimento não deve ser mais visto como produto ativo do professor, sendo o docente o ator principal do cenário de atuação da escola e da universidade. Vivemos os efeitos da globalização, precisamos entender que a educação não pode ser mais centralizadora, mas sim conciliadora, o professor precisa ser um condutor de ideias a serem ampliadas e dimensionadas por seus alunos, ou seja, a aula não pode ser mais produto acabado, elaborado de produtos e elementos prontos. O aluno tem que ser o centro do processo de aquisição do conhecimento, onde o  professor  tem que ser um pesquisador que seja autor de suas ideologias e aulas, assim este saber não sera um produto acabado ou uma teoria já concluída e postulada; mas como um conhecimento que ao ser compartilhado, sera de uma forma interdisciplinar e multicultural, sociabilizado e assim desenvolvido como teoria e produto resultante de uma conciliação de ideias entre docentes e discentes, sendo apos comprovada e aprovada pelos alunos em uma pesquisa sobre o assunto, postulada e defendida como formula a ser aceita. Assim estaremos imprimindo a pesquisa como  elemento principal para a aquisição do saber, sendo o professor um orientador  e facilitador neste processo de composição do conhecimento sobre determinado assunto, sabendo que cada tema não pode mais ser visto de forma individual, mas sim global, sendo assim estudado e elaborado de forma interdisciplinar. Portanto o papel da escola e da universidade é o reproduzir conhecimento,socializando para os alunos, cujo o ofício deve ser o de absorver,dominar e reproduzir na prova.tomando o conhecimento como dinâmica disruptiva e rebelde.  Advogo então que o professor para ensinar nesta escola globalizada, precisa saber aprender e construir o conhecimento, sendo um captador contínuo do  conhecimento que saiba nortear os rumos da aquisição do saber, que vá de encontro com as realidades da sociedade, implementando a cada dia uma aula, que sera um impulso para o avanço da educação neste universo da globalização do conhecimento.

Um comentário: