domingo, 9 de setembro de 2012


A EDUCAÇÃO HUMANISTA E SEUS EFEITOS NO HOMEM.

A teoria humanista prioriza o ser humano, valorizando suas emoções, vindo a enfocar a liberdade de escolha e decisão do ser humano, sua responsabilidade e escolha, priorizando na sua aplicabilidade pedagógica de busca e aquisição do conhecimento, os processos conscientes que estão latentes no Ser. Nisto a educação humanista tem uma visão que ressalta o desenvolvimento cognitivo através da aceitabilidade alcançada pela pessoa e os resultados que o saber esta lhe proporcionando como membro de uma sociedade, onde este conhecimento esta contribuindo para a vida deste individuo e qual a mudança que esta operando no comportamento do Ser. Assim a educação humanista visa a aplicabilidade que tem na vida do discente, e como tem sido a participação do docente e da escola em toda a interação social do individuo. A educação humanista propõe a redescoberta do homem, enfocando assim suas necessidades, aspirações e necessidades. A educação que segue esta perspectiva tem total acessibilidade no interior do homem, pois lhe potencializa, valorizando suas emoções. Pois Maslow, que é o idealizador e criador da teoria humanista e sua aplicabilidade pedagógica, acentua na pessoa a suas realidades e potencialidades, ou seja, o homem se ira construir e promover por suas próprias opções.   Toda educação humanista, esta ligada ao existencialismo, pois Maslow em suas defesas do humanismo evidencia a racionalidade verbal, analítica e conceitual; que são vertentes da teoria existencialista. O existencialismo defende o Ser na sua busca por si mesmo, e a educação humanista proposta por Maslow vai idealizar uma escola onde as pessoas possam encontrar-se a si mesma e optar pelo que gostam, e assim se encontrarem vocacionalmente. Pode ser sonho, utopia uma escola promover esta ações, mas hoje é o que a educação precisa adotar, pois não podemos limitar e impedir as atitudes desta pessoa, mas sim considerar que o homem deve ser priorizado, o discente tem que ser assistido pela escola com uma formação mais voltada para a sua realidade e contexto ideológico, defendo esta educação pois situa o Ser em toda as suas atividades, promovendo a cada dia um aprendizado, comprometido com o saber e o processo cognitivo em toda as suas esferas e aplicabilidade que causaram benefícios no homem, aperfeiçoando e lhe modificando para uma maior funcionabilidade na vida acadêmica e conseguinte social e profissional. 

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