AS PERSPECTIVAS E A
DIDATICA.
Muitas
são as perspectivas e concepções que tem surgido como propostas e contributos
para o desenvolvimento da didática em todo o transcurso da educação. Eu defendo
muito a dialogicidade fruto da dialética, que desde os tempos da Grécia é
praticada, pois assim que foram construídos muitos filósofos Gregos, a partir
do que foi proposto por Sócrates.
Fazendo uma retrospectiva desde que foi proposto na sua origem iremos
ver Platão dizer: “O dialogo é um instrumento de ensino e de investigação mais
do que como suporte de doutrinas dogmaticamente impostas, mesmo que estas não
deixem de se achar presentes nele, como objeto de reflexão critica”. Estas
palavras de Platão indicam o dialogo como um centralizador de ideias que
estarão na praticidade do debate e confronto ideológico fomentando em cima do
que já estão propostas novas perspectivas. Toda a dialética promove juízos,
sendo promotores de um discurso ideológico, que corresponde a distorção da
realidade, onde o discurso cientifico ira se opor pois a juízos de fatos
concretos e o outro juízos de valor. A proposta Freireana que foi herdada em
cima destas perspectivas, diz: A educação autêntica não se faz de A para B
sobre A,mas de A com B, midiatizados pelo mundo. “Mundo que impressiona e
desafia a uns e a outros, originando visões ou pontos de vista sobre ele.” Assim podemos concluir que educação tem que
ser descentralizadora, sem deixar de centralizar suas abordagens, tem que
possuir visibilidades multicultural sem desconsiderar sua cultura, tem que
olhar para a história sem herdar erros mas para extrair dela os acertos e
fundamentos geradores de composições coerentes para a educação e em conseguinte
a atuação e intervenção da didática na sala de aula.
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