sexta-feira, 31 de agosto de 2012



                   AS PERSPECTIVAS E A DIDATICA.

 Muitas são as perspectivas e concepções que tem surgido como propostas e contributos para o desenvolvimento da didática em todo o transcurso da educação. Eu defendo muito a dialogicidade fruto da dialética, que desde os tempos da Grécia é praticada, pois assim que foram construídos muitos filósofos Gregos, a partir do que foi proposto por Sócrates.  Fazendo uma retrospectiva desde que foi proposto na sua origem iremos ver Platão dizer: “O dialogo é um instrumento de ensino e de investigação mais do que como suporte de doutrinas dogmaticamente impostas, mesmo que estas não deixem de se achar presentes nele, como objeto de reflexão critica”. Estas palavras de Platão indicam o dialogo como um centralizador de ideias que estarão na praticidade do debate e confronto ideológico fomentando em cima do que já estão propostas novas perspectivas. Toda a dialética promove juízos, sendo promotores de um discurso ideológico, que corresponde a distorção da realidade, onde o discurso cientifico ira se opor pois a juízos de fatos concretos e o outro juízos de valor. A proposta Freireana que foi herdada em cima destas perspectivas, diz: A educação autêntica não se faz de A para B sobre A,mas de A com B, midiatizados pelo mundo. “Mundo que impressiona e desafia a uns e a outros, originando visões ou pontos de vista sobre ele.”  Assim podemos concluir que educação tem que ser descentralizadora, sem deixar de centralizar suas abordagens, tem que possuir visibilidades multicultural sem desconsiderar sua cultura, tem que olhar para a história sem herdar erros mas para extrair dela os acertos e fundamentos geradores de composições coerentes para a educação e em conseguinte a atuação e intervenção da didática na sala de aula. 

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