FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADES. P.1
Sob o ponto de vista social, uma das
características importantes da formação do profissional docente é a sua historicidade:
a formação dos professores implica em um conjunto de saberes incorporados
ao longo da própria vida, saberes estes que decorrem da sua imersão num
contexto societário, das relações que vão se estabelecendo com pessoas e
instituições várias. No momento em que ingressam na docência, continuam a
incorporar novos saberes que se vão agregando ao processo formativo de
construção da identidade profissional. São os desafios, embates e rebates,
confrontos ideológicos e ate os comodismos; que vão ser os elementos que irão
nortear a formação deste docente incluso agora como membro influenciador e
influenciado da sociedade. As políticas publicas serão para este docente não um
elemento instrutivo, mas sim um norteador de seus procedimentos, pois
influenciam as ações do docente e repercutem na sociedade por ele influenciada.
Precisamos saber que educar em uma sociedade diversa, é uma ação que mesmo parecendo
complexa precisa ser administrada com metodologias e estratégias que conciliem
estes desafios que surgem e os paradiguimas públicos venham ser olhados como
realidades que podem ser refutadas algumas e outras assimiladas para que a
carreira docente seja produtiva em no universo estudantil. Formação não pode
ser estática, precisa sim estar em pleno movimento transitando por todas as
circunstancias que surgem a cada nova etapa, dentro da vida docente na
realidade do discente; considerando que conceitos e pré- conceitos que surgem
tem sua participação, mas não podem ser o ponto final dos procedimentos deste
docente em meio a sua vida de transmissor do conhecimento. O docente tem que
saber conciliar tempo e espaço, conceito e efetividade, rejeição e aceitação, acessibilidade
política e aversibilidade. O docente precisa estar consciente dos muitos
dilemas de sua carreira, mas a cada dia renovar seu amor pela educação, assim
cumprira com êxito ser e fazer da vida escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário