quinta-feira, 10 de janeiro de 2013


REFLEXÃO NA ATIVIDADE DOCENTE


Os tempos que correm são difíceis para os professores, curiosamente, é neste mesmo período histórico que o paradigma do “professor reflexivo” se torna dominante, tanto na retórica política como no discurso acadêmico. As reformas atuais retomam a ideia da profissionalização do professorado, sublinhando a importância de uma formação adequada e instaurando novos sistemas de controlo e de responsabilização do corpo docente. Os trabalhos científicos  como se verifica nos textos presentes a este Congresso coincidem nos conceitos de investigação-ação, de professor-investigador ou de supervisão reflexiva, legitimando assim um discurso de autoridade sobre a profissão docente.Este processo de exercício do poder que constrói uma certa imagem do professor através de práticas discursivas. Para explicar o seu pensamento, recorre à analogia do consumidor “educado” que, ao fazer as suas compras num supermercado, recorre a um conjunto de regras e categorias para efetuar as suas opções. Mas, avisa Popkewitz, o que está escrito nas etiquetas dos produtos que são os conteúdos, calorias, percentagens, etc. não é uma mera ordenação de substâncias, mas antes a criação de uma “verdade” que serve para induzir comportamentos razoáveis e saudáveis. As etiquetas da comida são o resultado de múltiplas racionalidades, que juntam idéias sobre uma sociedade correta, discursos médicos, interesses comerciais, observações científicas, etc. Por isso, conclui que a apresentação da “saúde” da comida envolve um conjunto de opções que é, também, um conjunto de omissões, tais como, por exemplo, a ausência de referências à engenharia genética na produção dos alimentos, aos pesticidas ou às hormônios utilizados, etc. O mesmo se passa com as linguagens sobre os professores. O discurso sobre os professores reflexivos tende a omitir freqüentemente, que: Os professores têm a sua vida de dia para dia mais controlado, seja através de dispositivos de avaliação conduzidos pelo Estado, seja devido a uma presença mais próxima das comunidades locais, seja ainda por via de uma ideologia de “prestação de contas” que raramente tem em conta as condições concretas do seu trabalho. Os professores tendem a ser responsabilizados, por parte do Estado e da sociedade, pela incapacidade da escola para dar resposta aos grandes desafios do tempo presente.

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