REFLEXÃO NA ATIVIDADE
DOCENTE
Os
tempos que correm são difíceis para os professores, curiosamente, é neste mesmo
período histórico que o paradigma do “professor reflexivo” se torna dominante,
tanto na retórica política como no discurso acadêmico. As reformas atuais
retomam a ideia da profissionalização do professorado, sublinhando a
importância de uma formação adequada e instaurando novos sistemas de controlo e
de responsabilização do corpo docente. Os trabalhos científicos como se verifica nos textos presentes a este
Congresso coincidem nos conceitos de investigação-ação, de
professor-investigador ou de supervisão reflexiva, legitimando assim um
discurso de autoridade sobre a profissão docente.Este processo de exercício do
poder que constrói uma certa imagem do professor através de práticas
discursivas. Para explicar o seu pensamento, recorre à analogia do consumidor
“educado” que, ao fazer as suas compras num supermercado, recorre a um conjunto
de regras e categorias para efetuar as suas opções. Mas, avisa Popkewitz, o que
está escrito nas etiquetas dos produtos que são os conteúdos, calorias,
percentagens, etc. não é uma mera ordenação de substâncias, mas antes a criação
de uma “verdade” que serve para induzir comportamentos razoáveis e saudáveis. As
etiquetas da comida são o resultado de múltiplas racionalidades, que juntam
idéias sobre uma sociedade correta, discursos médicos, interesses comerciais,
observações científicas, etc. Por isso, conclui que a apresentação da “saúde”
da comida envolve um conjunto de opções que é, também, um conjunto de omissões,
tais como, por exemplo, a ausência de referências à engenharia genética na
produção dos alimentos, aos pesticidas ou às hormônios utilizados, etc. O mesmo
se passa com as linguagens sobre os professores. O discurso sobre os
professores reflexivos tende a omitir freqüentemente, que: Os professores têm a
sua vida de dia para dia mais controlado, seja através de dispositivos de
avaliação conduzidos pelo Estado, seja devido a uma presença mais próxima das
comunidades locais, seja ainda por via de uma ideologia de “prestação de
contas” que raramente tem em conta as condições concretas do seu trabalho. Os
professores tendem a ser responsabilizados, por parte do Estado e da sociedade,
pela incapacidade da escola para dar resposta aos grandes desafios do tempo
presente.
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