sábado, 16 de março de 2013


DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE - P/3 


O COLETIVO NA ATIVIDADE DOCENTE.

A idéia de equipa pedagógica, tal como é formulada por Philippe Perrenout, aponta justamente para a necessidade de erigir sistemas de ação coletiva no seio do universo docente. Na perspectiva deste autor, o trabalho em equipe não deve ser visto como uma conquista individual da parte dos professores, mas como uma faceta essencial de uma nova cultura profissional, uma cultura de cooperação ou colaborativa. Olhando para as questões da supervisão, é útil mencionar a importância de uma análise coletiva das práticas pedagógicas que pode sugerir momentos de partilha e de produção colegial da profissão. Num certo sentido, trata-se de inscrever a dimensão coletiva no habitus profissional dos professores. Aliás  Rui Canário, sublinha que “a competência do indivíduo depende da rede ou redes de conhecimento às quais pertence”. Mobilizando o termo “colégio invisível”, refere que “a competência das equipas profissionais não se reduz à soma das competências individuais que as compõem”. Nesta linha, sugere o conceito de competência coletiva, encarado numa dupla vertente: a competência coletiva de uma equipa de trabalho e os sistemas de competências organizados em rede. A concretização desta proposta faz aparecer um ator coletivo, portador de uma memória e de representações comuns, que cria linguagens próprias, rotinas partilhadas de ação, espaços de cooperação e dinâmicas de co-formação participada.

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