sábado, 13 de abril de 2013

A LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR.

Precisamos resgatar o espaço da leitura de obras diversas na vida escolar; hoje percebemos que a pesquisa e leitura extensiva em livros de poesia, ficção, comedia, romance, são os que tem alguma leitura desenvolvida; não é que não vou acrescentar, mas a construção do notório saber e domínio de conteúdos, se adquire com a leitura especifica na área de humanas e exatas que o estudante possui tendência, para nela se formar e especializar. Pessoalmente defendo o conhecimento transdisciplinar  que engloba todos os autores das mais diversas correntes e categorias literárias. Sou Pedagogo, tenho em minha biblioteca deste Machado de Assis até Paul Tillich  que é autor da Teologia, ou seja, procuro ler tem todas as áreas, mas foco na minha, tendo maior proporção de leitura na área da educação. Pessoalmente defendo a leitura, porque foi ela que me inseriu na produtividade escolar, pois ate os meus treze anos não gostava da escola; quando um dia ao ir a supermercado, em meu caminho no chão “ estava um livro, um livro estava no caminho”. Coloquei entre parênteses, por ter feito uma adaptação da celebre frase poética de Drumond, em meu não estava a “pedra”, mas o livro. Era uma obra de Mario Quintana “Prosa e Verso”, depois de ler me apaixonei pela leitura e comecei a valorizar o estudar. Surgindo em mim uma nova visão e concepção de escola, que me conduziu aos caminhos que tenho percorrido. Por isso sou um defensor da leitura no espaço escolar, crendo ser ela um norte direcionador para o centro do saber, construindo o acadêmico em todas as esferas do conhecimento. Portanto as escolas precisam ter espaços de leitura e estimular esta pratica aos alunos, será um quebra de paradigma, mas é necessária e urgente. 

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