A
LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR.
Precisamos resgatar o espaço
da leitura de obras diversas na vida escolar; hoje percebemos que a pesquisa e
leitura extensiva em livros de poesia, ficção, comedia, romance, são os que tem
alguma leitura desenvolvida; não é que não vou acrescentar, mas a construção do
notório saber e domínio de conteúdos, se adquire com a leitura especifica na área
de humanas e exatas que o estudante possui tendência, para nela se formar e
especializar. Pessoalmente defendo o conhecimento transdisciplinar que engloba
todos os autores das mais diversas correntes e categorias literárias. Sou
Pedagogo, tenho em minha biblioteca deste Machado de Assis até Paul
Tillich que é autor da Teologia, ou seja,
procuro ler tem todas as áreas, mas foco na minha, tendo maior proporção de
leitura na área da educação. Pessoalmente defendo a leitura, porque foi ela que
me inseriu na produtividade escolar, pois ate os meus treze anos não gostava da
escola; quando um dia ao ir a supermercado, em meu caminho no chão “ estava um
livro, um livro estava no caminho”. Coloquei entre parênteses, por ter feito
uma adaptação da celebre frase poética de Drumond, em meu não estava a “pedra”,
mas o livro. Era uma obra de Mario Quintana “Prosa e Verso”, depois de ler me
apaixonei pela leitura e comecei a valorizar o estudar. Surgindo em mim uma
nova visão e concepção de escola, que me conduziu aos caminhos que tenho
percorrido. Por isso sou um defensor da leitura no espaço escolar, crendo ser
ela um norte direcionador para o centro do saber, construindo o acadêmico em
todas as esferas do conhecimento. Portanto as escolas precisam ter espaços de
leitura e estimular esta pratica aos alunos, será um quebra de paradigma, mas
é necessária e urgente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário