A educação com seu radical fracionamento do saber
leva o indivíduo a entender o universo em que vive de forma facciosa, sem
conexão com o universal. Assim, rompe-se qualquer interação entre local e
global, o que proporciona uma resolução das questões existenciais completamente
desvinculadas da contextura em que elas estão situadas. Tendo em vista que a pesquisa e
inquirição do Ser no seu processo de busca e aquisição do saber lhe
proporcionam a entrada em uma dimensão universal do desconhecido, novo e muitas
vezes complexo mundo da teoria.
Educação não somente vai prover o entendimento e descoberta do saber,
mais vai conduzir o Ser a uma aquisição de uma conduta, possibilitadora, de
novas posições em sua atuação social e familiar; onde ira sair do individual para
o coletivo, do uno para o diverso e ao mesmo tempo vai lhe manter com uma nova característica,
a de critico. Pois ao criticar esta confrontando o que lhe confronta o
entendimento sobre o novo, sobre o existencial, surgindo assim à dialética do
existencial e o espacial.
A razão como elemento aferidor da ciência, prove
a análise e a avaliação, duas ações centrais para que a educação possa ser
executada em seu processo de expansão do saber. A racionalidade é o caminho da
complexidade da razão, e esta para o filosofo Frances Edgar Morin caracteriza; “racionalidade
como aberta e em constante diálogo com a realidade; ela elabora teorias buscando
sua coerência e a compatibilidade entre o que afirma e os dados empíricos de que parte e aos quais se aplica.” Assim ao racionalizar o Ser esta dialogando
com a sua realidade temporal e espacial, em contato com o coletivo onde varias
concepções surgem, gerando razões que possuem novos rumos e vertentes sobre as
teorias em análise.
A sociedade
como espaço onde o saber se emancipa nas suas aferições sobre os que lhe
questionam e ampliam, vão ser a provedora de novas vertentes inquiridoras de
realidades, que são avaliadoras dos fundamentos do conhecimento, na administração
coletiva das ciências produtoras e condicionadoras do saber. Assim a complexidade se revitaliza e adapta ao
Ser em sua produtividade no caminho e universo da educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário