sexta-feira, 12 de julho de 2013

A EDUCAÇÃO NO CAMINHO DO SABER.



A educação com seu radical fracionamento do saber leva o indivíduo a entender o universo em que vive de forma facciosa, sem conexão com o universal. Assim, rompe-se qualquer interação entre local e global, o que proporciona uma resolução das questões existenciais completamente desvinculadas da contextura em que elas estão situadas. Tendo em vista que a pesquisa e inquirição do Ser no seu processo de busca e aquisição do saber lhe proporcionam a entrada em uma dimensão universal do desconhecido, novo e muitas vezes complexo mundo da teoria.
            Educação não somente vai prover o entendimento e descoberta do saber, mais vai conduzir o Ser a uma aquisição de uma conduta, possibilitadora, de novas posições em sua atuação social e familiar; onde ira sair do individual para o coletivo, do uno para o diverso e ao mesmo tempo vai lhe manter com uma nova característica, a de critico. Pois ao criticar esta confrontando o que lhe confronta o entendimento sobre o novo, sobre o existencial, surgindo assim à dialética do existencial e o espacial.
             A razão como elemento aferidor da ciência, prove a análise e a avaliação, duas ações centrais para que a educação possa ser executada em seu processo de expansão do saber. A racionalidade é o caminho da complexidade da razão, e esta para o filosofo Frances Edgar Morin caracteriza; “racionalidade como aberta e em constante diálogo com a realidade; ela elabora teorias buscando sua coerência e a compatibilidade entre o que afirma e os dados empíricos  de que parte e aos quais se aplica.”  Assim ao racionalizar o Ser esta dialogando com a sua realidade temporal e espacial, em contato com o coletivo onde varias concepções surgem, gerando razões que possuem novos rumos e vertentes sobre as teorias em análise.
A sociedade como espaço onde o saber se emancipa nas suas aferições sobre os que lhe questionam e ampliam, vão ser a provedora de novas vertentes inquiridoras de realidades, que são avaliadoras dos fundamentos do conhecimento, na administração coletiva das ciências produtoras e condicionadoras do saber.  Assim a complexidade se revitaliza e adapta ao Ser em sua produtividade no caminho e universo da educação. 

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