segunda-feira, 12 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO COM VISÃO CRITICA.

     A proposta de uma pedagogia problematizadora, é justamente a que concebe a visão critica, lhe inteirando com a realidade que esta distante de muitas escolas na atualidade que é o inquirir sobre o currículo, conteúdo, método didático e avaliativo e o sistema administrativo. É toda uma estrutura que se inicia a observar e avaliar, propondo a partir das observações feitas mudanças e propostas de repensar algumas ações praticadas. A educação que proporciona a criticidade gera alunos com uma concepção analítica aguçada; pois os professores são pesquisadores, que discutem o conteúdo com o aluno sem se prender ao conteúdo. Sendo assim esta dialogicidade, um processo de interação e confrontação do conteúdo, dentro do que esta proposto pelo plano de ensino da instituição e a proposta do docente. Sendo assim, estamos construindo e compondo uma escola participativa e que não se acomoda a mesmice, mas sai das fronteiras do certinho para as possibilidades do divergente.

        A utopia prevista e concebida nesta discussão é que a realidade esta distante de ser implementada este novo horizonte, porém é preciso seguir por este ideal para que cheguemos ao que esta proposto dentro de uma reforma dos nossos procedimentos pedagógicos nos cursos de formação no nosso Brasil. A educação que aceita a criticidade, esta propensa a vislumbrar um crescimento vertiginoso em todos os âmbitos; vindo assim a ser uma proposta emancipadora.  Que ira prover uma nova direção dentro da escola em toda a sua estrutura, o que será um processo de mudança, produtor de novas concepções e perspectivas sobre os conteúdos e projetos pedagógicos observados. Repensar é reavaliar e só ocorre quando eu me critico, e considero que posso ampliar minha visão tornando ela holística. 

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