A proposta de uma pedagogia problematizadora,
é justamente a que concebe a visão critica, lhe inteirando com a realidade que
esta distante de muitas escolas na atualidade que é o inquirir sobre o currículo,
conteúdo, método didático e avaliativo e o sistema administrativo. É toda uma
estrutura que se inicia a observar e avaliar, propondo a partir das observações
feitas mudanças e propostas de repensar algumas ações praticadas. A educação
que proporciona a criticidade gera alunos com uma concepção analítica aguçada;
pois os professores são pesquisadores, que discutem o conteúdo com o aluno sem
se prender ao conteúdo. Sendo assim esta dialogicidade, um processo de
interação e confrontação do conteúdo, dentro do que esta proposto pelo plano de
ensino da instituição e a proposta do docente. Sendo assim, estamos construindo
e compondo uma escola participativa e que não se acomoda a mesmice, mas sai das
fronteiras do certinho para as possibilidades do divergente.
A utopia prevista e concebida nesta
discussão é que a realidade esta distante de ser implementada este novo
horizonte, porém é preciso seguir por este ideal para que cheguemos ao que esta
proposto dentro de uma reforma dos nossos procedimentos pedagógicos nos cursos
de formação no nosso Brasil. A educação que aceita a criticidade, esta propensa
a vislumbrar um crescimento vertiginoso em todos os âmbitos; vindo assim a ser
uma proposta emancipadora. Que ira
prover uma nova direção dentro da escola em toda a sua estrutura, o que será um
processo de mudança, produtor de novas concepções e perspectivas sobre os conteúdos
e projetos pedagógicos observados. Repensar é reavaliar e só ocorre quando eu
me critico, e considero que posso ampliar minha visão tornando ela holística.
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