A educação inclusiva esta enquadrada nos
direitos humanos, sendo um direito da criança que possui qualquer deficiência
física, sensorial ou intelectual o direito a inclusão na educação fundamental;
dentro do que foi previsto no congresso de Salamanca que firmou um compromisso
de educação apara todos.
A inclusão é um processo que deve gerar um estudo teórico e pratico do
assunto no sentido geral e individual, pois cada processo de inclusão requer
uma avaliação e intervenção apropriada. A escola inclusiva é aquela que permite
e concede condições para as crianças com necessidades especiais estarem
desenvolvendo o processo de aprendizagem com acompanhamento especifico e
concedendo as condições para que esta criança interaja com o ambiente escolar
em condições normais.
Uma das principais resistências ao processo de inclusão é o medo do
novo, por muitas vezes o educador não esta apto para trabalhar com as
diversidades de propostas para que se desenvolva uma educação especial.
A educação inclusiva muitas vezes sofre com o
preconceito, que devem ser eliminados ou combatidos através, da sensibilização
da sociedade, como também com a convivência com a diversidade humana, que tem
que ser um paradiguima a ser vencido pelo contexto escolar e social em que vivemos.
O processo de inclusão precisa de tempo
preparo e adaptação da escola e dos educadores para que seja desenvolvida,
sendo assim uma ação continuada que alcance varias áreas.
Para que o processo de inclusão seja bem sucedido o aluno com esta
deficiência deve ser acompanhado pelo educador preparado para esta realidade,
acompanhado de um profissional da saúde apto para a necessidade do aluno, e um acompanhamento seqüencial dos pais.
O processo de aprendizagem deste aluno, deve
ser gradativo, sendo o aluno incluso em
uma classe regular com o devido tempo de adaptação.
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