domingo, 1 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A educação inclusiva esta enquadrada nos direitos humanos, sendo um direito da criança que possui qualquer deficiência física, sensorial ou intelectual o direito a inclusão na educação fundamental; dentro do que foi previsto no congresso de Salamanca que firmou um compromisso de educação apara todos. 
             A inclusão é um processo que deve gerar um estudo teórico e pratico do assunto no sentido geral e individual, pois cada processo de inclusão requer uma avaliação e intervenção apropriada. A escola inclusiva é aquela que permite e concede condições para as crianças com necessidades especiais estarem desenvolvendo o processo de aprendizagem com acompanhamento especifico e concedendo as condições para que esta criança interaja com o ambiente escolar em condições normais.
          Uma das principais resistências ao processo de inclusão é o medo do novo, por muitas vezes o educador não esta apto para trabalhar com as diversidades de propostas para que se desenvolva uma educação especial.
A educação inclusiva muitas vezes sofre com o preconceito, que devem ser eliminados ou combatidos através, da sensibilização da sociedade, como também com a convivência com a diversidade humana, que tem que ser um paradiguima a ser vencido pelo contexto escolar e  social em que vivemos. 
O processo de inclusão precisa de tempo preparo e adaptação da escola e dos educadores para que seja desenvolvida, sendo assim uma ação continuada que alcance varias áreas.
          Para que o processo de inclusão seja bem sucedido o aluno com esta deficiência deve ser acompanhado pelo educador preparado para esta realidade, acompanhado de um profissional da saúde apto para a necessidade do aluno,  e um acompanhamento seqüencial dos pais.

O processo de aprendizagem deste aluno, deve ser  gradativo, sendo o aluno incluso em uma classe regular com o devido tempo de adaptação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário