quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A PSICOMOTRICIDADE E O DESENVOLVIMENTO MOTOR.

   Continuando a refletir sobre a psicomotricidade e sua importância na participação do ser humano; olhamos para o desenvolvimento motor que é o resultado da maturação de certos tecidos nervosos, aumento em tamanho e complexidade do sistema nervoso central, crescimento dos ossos e músculos. São portanto comportamentos não aprendidos que surgem espontaneamente desde que a criança tenha condições adequadas para exercitar-se. Esses comportamentos não se desenvolverão caso haja algum tipo de distúrbio ou doença. Podemos notar que crianças que vivem em creches e que ficam presas em seus berços sem qualquer estimulação não desenvolverão o comportamento de sentar, andar na época adequada e, que futuramente poderão apresentar problemas de coordenação e motricidade. 
     Um desenvolvimento satisfatório das principais funções psicomotoras proporcionam uma boa estruturação do esquema e da imagem corporal, que levará ao reconhecimento do próprio corpo, assim como uma boa evolução da preensão, da coordenação óculo-manual, do desenvolvimento da função tônica, da postura em pé e reflexos da estruturação espaço-temporal e outros. Um perfeito desenvolvimento de nosso corpo não ocorre mecanicamente, são aprendidos e vivenciados inicialmente junto a família, onde a criança aprende a formar a base da noção de seu “eu corporal”. 
      Não podemos esquecer de citar a importância dos sentimentos da criança na fase do conhecimento de seu próprio corpo, pois um esquema corporal mal estruturado pode determinar na criança um certo desajeitamento e falta de coordenação, se sentindo insegura e isso poderá desencadear uma série de reações negativas como: agressividade, mal humor, apatia que às vezes parece ser algo tão simples, mas poderá originar sérios problemas de motricidade que serão manifestados através do comportamento. Sendo este o responsável pelas interações do ser no seu ambiente, vindo a manifestar os princípios e indícios da pessoa, a partir de sua ainda infância, vindo a cada momento ter uma mudança e uma nova perspectiva de manifestação e visibilidade externa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário