sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ENTENDENDO A PSICOMOTRICIDADE


A psicomotricidade como ciência da educação procura educar o movimento, ao mesmo tempo em que envolve as funções da inteligência. Portanto, o intelecto se constrói a partir do exercício físico, que tem uma importância fundamental no desenvolvimento não só do corpo, mas também da mente e da emotividade. Sem o suporte psicomotor, o pensamento não poderá ter acesso aos símbolos e à abstração.
É a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo e de suas possibilidades de perceber, atuar e agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionado ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
A estimulação do desenvolvimento psicomotor é fundamental para que haja consciência dos movimentos corporais integrados com a emoção e expressados pelo movimento, o que proporciona ao ser uma consciência de indivíduo integral.
A corporeidade é a vivência do corpo na relação com o outro e com o mundo, condição básica para a qualidade de vida do indivíduo. É um dos canais mais importantes para facilitar essa relação.
Para se construir a noção de corporeidade, a melhor forma para desenvolvê-la é por meio dos movimentos. E essa construção se dá pela estruturação da imagem corporal A construção da imagem corporal do bebê vai construindo-se não apenas na sua história individual, mas também em suas relações com as pessoas que o cercam. Por meio do interesse demonstrado pelo outro em seu corpo, por ações, ou palavras e atitudes, vai-se fortalecendo pouco a pouco sua própria imagem corporal.
A estruturação da imagem corporal também está diretamente relacionada ao objeto de amor ali investido, ou seja, a imagem da criança depende da qualidade do afeto que ela recebe.

A psicomotricidade interessa-se pelo movimento que certo comportamento tônico subentende, quanto de diminuição do tônus trará a descontração muscular. E que esta ira interferir no movimento deste corpo, causando que reação no Ser, lhe influenciando de que forma em sua vida. Portanto para se educar e avaliar uma pessoa precisamos iniciar a avaliar suas ações psicomotoras, para que possamos concluir certos comportamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário