CHARLOT PROPOSTA DE CONVÍVIO SOCIAL NA
EDUCAÇÃO.
Charlot(2.000)
vai dizer que a educação “e produção de si por si mesmo, é o processo do qual a
criança que nasce inacabada se constrói enquanto ser humano, social e singular”.
Nesta perspectiva este pesquisador e professor propõe uma socialização do
ensino que é desenvolvida pelo processo da continuidade e do contato diário com
os elementos centrais desta socialização do Ser, que são a sociedade, a família
e os que com ele convivem lhe proporcionando descobertas. Assim é olhado a
criança não apenas como um Ser em crescimento, mas uma projeção da educação a
partir desta própria interação e participação social, dentro das limitações do
hoje e avanços do amanhã. Charlot(2.000)
vai dizer que “a educação não é a socialização de um Ser que já não fosse
social”; defendendo uma educação que é procedida com o contato social, pois além
da ciência e das bases propulsoras do conhecimento cientifico, o contato do Ser
com o seu mundo diário faz dele quem é, em suas realidades e espeficidades.
Conduzir a criança ao saber, nesta proposta não é só lhe conceder instrução
cientifica ou seja teórica; mas sim trazer a participação para a vida; dentro
de valores e conceitos impulsionadores da vida, como cidadão. Assim podemos
concluir dizendo que educar é convívio diário na participação constante do Ser
em suas propostas de um saber eterno.
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