sábado, 3 de maio de 2014

CHARLOT PROPOSTA DE CONVÍVIO SOCIAL NA EDUCAÇÃO.


Charlot(2.000) vai dizer que a educação “e produção de si por si mesmo, é o processo do qual a criança que nasce inacabada se constrói enquanto ser humano, social e singular”. Nesta perspectiva este pesquisador e professor propõe uma socialização do ensino que é desenvolvida pelo processo da continuidade e do contato diário com os elementos centrais desta socialização do Ser, que são a sociedade, a família e os que com ele convivem lhe proporcionando descobertas. Assim é olhado a criança não apenas como um Ser em crescimento, mas uma projeção da educação a partir desta própria interação e participação social, dentro das limitações do hoje e avanços do amanhã.  Charlot(2.000) vai dizer que “a educação não é a socialização de um Ser que já não fosse social”; defendendo uma educação que é procedida com o contato social, pois além da ciência e das bases propulsoras do conhecimento cientifico, o contato do Ser com o seu mundo diário faz dele quem é, em suas realidades e espeficidades. Conduzir a criança ao saber, nesta proposta não é só lhe conceder instrução cientifica ou seja teórica; mas sim trazer a participação para a vida; dentro de valores e conceitos impulsionadores da vida, como cidadão. Assim podemos concluir dizendo que educar é convívio diário na participação constante do Ser em suas propostas de um saber eterno. 

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