SUCHOLDOSKI E A PEDAGOGIA DA ESSÊNCIA
VERSUS A DA EXISTÊNCIA
Ao
se falar e comentar sobre este educador e pensador polonês, é refletir sobre
duas escolas de pensamento e ações na educação, denominadas pedagogia da essência
e da existência. A da essência que visualiza e defende o homem conforme sua própria
natureza, sendo inspirada nas propostas filosóficas de Platão. Assim é uma
proposta e pedagogia que irá ver no aluno, o imperfeito que necessita de
alcançar a perfeição e desenvolver suas ideias, que ainda estão em processo de
formação, saindo da caverna e se encontrando no “mundo das ideias”, expressão esta
Platonista. Assim podemos ver que esta pedagogia será a que vai fomentar no
aluno, a ascensão das ideias que para Platão será a oportunidade de surgir a
ideologia; a educação que segue esta perspectiva ousa olhar para um horizonte
que para o mundo contemporâneo já foi, mas que ainda nas sombras do seus legado
vamos vivendo em nossas praticas pedagógicas.
A
outra pedagogia que Suchodolski, coloca em analise em sua obra crítica e histórica
sobre a pedagogia vai ser, a da pedagogia da existência, que tem nas proposta
evolucionista de Darwin seu embasamento, vai olhar e participar das intervenções
da revolução copernicana, que vai conduzir a educação para outros horizontes,
os quais vivenciamos hoje. Vai ter como elemento ou ação propulsora, a união da
educação com a vida, de tal forma que o ideal não seja de todo necessário.
Assim ela vai se primar em contravergência da pedagogia da essência. Mas
podemos ver nesta pedagogia uma oportunidade revolucionaria da educação, onde
hoje temos novas tendências fundamentadas nos pensamentos de Dewey e Rosseau,
defensor de uma ação pedagógica situada na existência em seus desenvolvimentos
sociais, filósofos que sairão das possibilidades platonistas, para olhar a
sociedade enquanto em sua construção tem na educação as oportunidades de sua
emancipação.
Sucholdolski
quando une e apresenta em sua obra uma crítica histórica destas percepções está
trazendo a academia a possibilidade de visualizar dois modelos de educação que
não estão limitados somente a um período, mas que conduzem épocas no nortear embrionário
das possibilidades pedagógicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário