sexta-feira, 11 de julho de 2014

O IDEAL PEDAGÓGICO DE SUCHODOLSKI

                 Suchodolski empenhou-se em fornecer uma dimensão existencial à pedagogia do ideal, portanto, em transformar a existência humana para leva-la a tornar visível uma essência cada vez mais completa. A proposta é conduzir o aluno a tornar-se criativo, posicionando em uma visualização que a educação se torna desenvolvimento da inspiração e produção criativa do discente. Assim o jovem está sendo preparado para participar da cultura da sociedade em que convive, sendo idealizador de novas ações dentro dos conteúdos repassados, em sua funcionalidade enquanto receptor do ensino, que não lhe limita mas sim expande.
               A educação para ser eficaz tem que segundo Suchodolski, ser uma pedagogia com um ideal, por isso é denominada sua pedagogia de ideal; ou seja, precisa despertar aspirações e os estímulos do aluno enquanto pessoa, que possui aspirações que vão além do que está sendo projetado pela educação. Assim o aluno não entra no processo somente como um captador dos conteúdos, mas fomentador das ideias e orientações que lhe são propostas dentro da caminhada do Ser, em sua busca pela essência do saber.
      A coragem e esperança de inovar surgiram na pedagogia do ideal, pois viabilizar o novo método, desfragmentando o que já está estipulado pelo conteúdo é ousar, e nesta proposta criativa de Sucholdoski o aluno, sai do comodismo para uma percepção mais ampla do mundo que está lhe sendo apresentado na escola. As nossas ações pedagógicas muitas vezes estão fixas ao rotulo do “deu certo”, mas precisamos ousar e partir do deu errado, para conquistar o ideal pedagógico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário