sábado, 19 de julho de 2014

A RACIONALIZAÇÃO PRESA PELO SISTEMA.



 (Morrin,2005) “A racionalização é a construção de uma visão coerente, totalizante do universo, a partir de dados parciais, de uma visão parcial, ou de um princípio único. Assim, a visão de um só aspecto das coisas (rendimento, eficácia), a explicação em função de um fator único (o econômico ou o político), a crença que os males da humanidade são devidos a uma só causa e a um só tipo de agentes constituem outras tantas racionalizações”.   Vemos nesta declaração de cunho definidor de Morrin, uma visão holística no âmbito do racional e sua efetivação no Ser humano. Produção racional, vem então de não só uma mentalização ou exploração de uma pesquisa ou estudo sobre determinado assunto ou objeto; mas sim de uma ampliação e saturação da proposta de saber e conhecer na hermenêutica exploradora do próprio Universo em que respiramos.
   Estar acreditando no processo de exploração consciente em uma superação do cognitivo em sua captação e dedução do explorado ou seja da pesquisa. Causa novas visões e percepções, que irão além do nosso compreender; mas quando nossos impulsos e estímulos racionalizadores são tolhidos, então as nossas percepções e perspectivas são comprometidas. Não deduzimos e compreendemos a pesquisa como sendo o produto que nos conduzira além; nossa racionalização agora é objeto de conveniência do sistema que rege, nos tornando manipulados pelos elementos que conduzem.
 A sociedade cientifica é absorvida pelo interesses dos condutores da propulsão social, a economia e a política; detentoras de elementos singulares e mesquinhos na visão racional do pesquisador, porem este não tem como ir além em suas intenções racionalizantes. Não podemos ser conduzidos, mas acabamos absorvidos para podermos viver e nos manter em nossos anseios profissionais e nos tramites de nossa vocação.
 Racionalização que possui direcionamentos externos ao seus elos de produção cientifica, se torna uma banalização do saber que deve ser livre para se manifestar em todas as suas amplitudes naqueles que ousam o buscar e ampliar. Assim não podemos prender ou enclausurar nos muros manipuladores do sistema a nossa racionalização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário