sábado, 11 de outubro de 2014

EDUCAÇÃO INTERVINDO NA SOCIEDADE

       Tal como Marx indicou, o caráter utópico das concepções de Owen e Fourier consiste em não permitir mostrar os reais fatores sociais da transformação que se desprende do desenvolvimento das forças produtivas e da força crescente do proletariado e que, por esta razão, conduz a procedimentos fantásticos, como a adequada educação durante a infância, o trabalho de persuasão, o esclarecimento dos homens acerca da essência da sua natureza, a propaganda e o exemplo. A contradição essencial destas concepções consiste em que não permitem ver como se pode preparar, nas antigas relações sociais, um futuro feliz e justo, como, em relações que desmoralizam os homens, se pode educar uma nova geração de homens livres, bons e racionais.

       Os utópicos - especialmente Owen-destacaram claramente o papel que desempenha o meio ambiente na educação do homem. Tinham de o sublinhar, porque queriam mostrar como o meio ambiente faz degenerar o homem. Fizeram-no também, no entanto, para se diferenciarem das «ideias inatas» e de todo o tipo de farisaísmo moralizante que propõe aos homens a exigência de serem «bons», sem ter em conta as relações materiais de vida existentes. Mas e se destacar do papel do ambiente, que em Owen conduz a completa negação da influência da vontade humana no caráter do homem e nas suas concepções, convertia o processo da educação no resultado fatalista do ambiente existente e tornava impossível qualquer trabalho educativo, especialmente no que devia, pelos seus resultados, mudar o ambiente existente. Só restava, portanto, o chamamento a razão e boa vontade, do governo, que podia mudar a sociedade através da educação. 

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