terça-feira, 12 de maio de 2015

A FILOSOFIA NA CONTEMPORANEIDADE DO SER - P/1

   Na filosofia contemporânea, a concretude foi, em geral, apenas insinuada. Em contrapartida, o texto amplamente abstrato pretende servir à sua autenticidade não menos que ao esclarecimento do modo concreto de procedimento do autor. Nos debates estéticos mais recentes, as pessoas falam de anti drama e de anti-herói; analogamente, a dialética negativa, que se mantém distante de todos os temas estéticos, poderia ser chamada de antissistema. Com meios logicamente consistentes, ela se esforça por colocar no lugar do princípio de unidade e do domínio totalitário do conceito supra ordenado a ideia daquilo que estaria fora do encanto de tal unidade.

  Na medida em que conduzem para aquilo que é realmente relevante para o tema, eles gostariam de fazer justiça ao mesmo tempo à intenção material daquilo que, por necessidade, é inicialmente tratado em termos gerais; e isso em contraposição ao uso de exemplos como algo em si indiferente, um procedimento introduzido por Platão que a filosofia vem repetindo desde então. À pesar de os modelos deverem elucidar o que é a dialética nega~iva, impelindo-a, de acordo com o seu próprio conceito, para o interior do domínio real, eles determinam, de um modo não muito diverso do assim chamado método exemplar, conceitos-chave de disciplinas filosóficas a fim de intervir nesses conceitos de maneira central. Uma dialética da liberdade fará isso para a filosofia moral; o "espírito do mundo e a história natural': para a filosofia da história; o último capítulo gira, buscando seu caminho, em torno de questões metafísicas, no sentido de uma revolução axial da virada copernicana por meio de uma autorreflexão crítica.

   Assim a construção da filosofia que na contemporaneidade se apresenta como modeladora do Ser, em uma  projeção filosófica dentro do propor e inquirir filosófico, vindo assim a indicar o parecer da disciplina em sua interação acadêmica com os alunos e leitores das obras que a fundamentam e direcionam.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário