segunda-feira, 12 de outubro de 2015

CONHECENDO SOBRE RNA (ACIDO RIBONUCLÉICO)

O QUE VEM A SER O RNA?

RNA é a sigla para ácido ribonucleico (RNA), que é uma molécula também formada por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. O RNA é o responsável pela síntese de proteínas da célula, são geralmente formados em cadeia simples, que podem, por vezes, ser dobrados.

RNA desempenha um papel central na via de DNA para as proteínas, conhecida como o "dogma central" da biologia molecular. Informação genética de um organismo é codificada como uma sequência linear de bases no ADN da célula. Durante o processo conhecido como a transcrição, uma cópia de RNA de um segmento de ADN, ou RNA mensageiro (RNA), é feita. Esta cadeia de RNA pode ser lido por um ribossoma para formar uma proteína. RNAs também desempenham um papel importante na síntese de proteínas, como será discutido na ribozima secção, bem como na regulação de genes

A estrutura de nucleótidos de RNA é muito semelhante ao de nucleidos de DNA, com a principal diferença sendo que a estrutura de açúcar da ribose em RNA tem um grupo hidroxilo (-OH) que o DNA não. Isto dá o seu nome DNA: DNA significa d eoxyribo n ucleic uma cid. Outra diferença é menor que usa o ADN base de timina (T), em substituição de uracilo (U). Apesar dos grandes semelhanças estruturais, DNA e RNA desempenham papéis muito diferentes umas das outras em células modernas.

Um comentário: