segunda-feira, 16 de janeiro de 2012


VISÃO INTERDISCIPLINAR - CONCLUSÃO.

Ao concluir sobre interdisciplinariedade, muitas vezes é um assunto não pensado e praticado, por nos inquietar retirando do comodismo, onde é mais fácil transmitir o que já esta pronto, assimilado no contexto de sua pratica de ensino, do que vir a explorar o novo, sendo este modificador e quebrador de paradigmas, torna-se complexo para o professor que retem um saber centrado do assunto na sua disciplina, fazer uma leitura diversa, compartilhando com outros colegas sobre o assunto, explorando com uma visão global que ira proporcionar uma maior dimensão ao tema, trazendo um resultado global que ira dimensionar o saber no contexto de vida social do aluno, produzindo uma visão de mundo que lhe proporciona um desenvolvimento cognitivo, que vai alem do que nos esta proposto no currículo, mas centrando o aluno em um Universo de conhecimento gerais, onde se faz necessário estar inteirado a todo momento, para que seja proposto novas concepções pessoais, sobre os assuntos que são apresentados e discutidos dentro da sala de aula. Ser um professor que pratica uma abordagem interdisciplinar, é sair do centro das suas abordagens e ir para uma visão periférica que contempla o seu todo, rompendo os limites que o ensino centralizador propõe, indo ao encontro de um novo horizonte do saber, que é o da atualidade.  

Um comentário: