terça-feira, 10 de janeiro de 2012


               VISÃO INTERDISCIPLINAR (PARTE 1).

Continuando a postagem anterior, sobre a visão interdisciplinar, como já temos visto, é pertinente e essencial para uma formação que não limita o ensino, mas lhe proporciona uma busca do saber que sai da educação estática, para uma que se amplia e movimenta a cada informação transversal que apresenta. É um modo de pensar que facilita o estabelecimento dos mais diferentes diálogos, a circulação de informações, a recursividade das múltiplas conversações. Pressupõe abertura, movimento, desapego, abandono de idéias e a reformulação daquele tipo de pensamento que "se algo não saiu bem, está tudo perdido," já que ele facilita o reconhecimento dos aspectos complementares existentes nos fenômenos, na dinamicidade dos processos, nos fatos, nos eventos, enfim, na complexidade da própria trama da vida. Na verdade, é um pensamento que nos ajuda a compreender melhor que o sentido da vida é relacionai, que a realidade é una e constitui um todo e que participamos de uma grande sinfonia universal entretecida na eternidade do aqui e do agora. Ele também nos ajuda a compreender que tudo tem sentido, que cada coisa tem a sua razão de ser e de existir, que cada coisa ocupa um lugar no tempo e no espaço, participando, a seu modo, consciente ou inconscientemente, da grande dança universal. Na verdade, o pensar sistêmico facilita a percepção de que somos todos cúmplices de algo neste mundo. Em termos educacionais, a interdisciplinaridade vai produzindo este pensamento e atuação sistêmica,  como forma de articular o pensamento interdisciplinar, facilitador de uma dinâmica mais adequada aos processos de construção do conhecimento. É  também fundamental para o desenvolvimento de uma pedagogia reflexiva, para viabilizar a expressão da escuta-poética e da sabedoria da espera-vigiada, possibilitando uma melhor tomada de consciência a respeito do tempo necessário para que as transformações ocorram e qual é o melhor momento em que devemos atuar. Por outro lado, facilita a compreensão de como funcionam as organizações educacionais, apontando para a existência de múltiplas perspectivas curriculares e o entendimento de que aprendizagem e vida já não mais se separam. 

2 comentários:

  1. É sua amizade que desejo lembrar para sempre e estará sempre em meu coração,
    mantendo-nos aquecidos, fortalecidos e segura de que nunca estarei sozinha.
    E é assim que eu guardo você
    Minha linda Amizade.
    E é assim que eu quero guardar...
    Como alguém que estará longe, mas sempre lembrará de mim.
    Obrigada pelo carinho nesse um ano de Viagem comigo.
    Obrigada por estar do meu lado sempre sem notar meus defeitos
    me aceitando como sou.
    Sei que deixo muito a desejar em responder a sua visita
    mais tenho cada amigo e amiga no coração.
    Me perdoe por levar uma unica mensagem para visita
    infelizmente minhas mãos não ajuda .
    Porem me sinto feliz e recompensada por quase todos entender minha situação embora infelizmente
    existe aqueles que não entende e me critica através de email sem a menor noção da minha situação.
    Já fiz varias postagens o porque ..Ao receber esse comentário
    se não souber por favor me informe no meu blog ,pois
    recebi 3 email maldosos de hontem para hoje.
    Me sinto triste e humilhada quando isso acontece isso ainda dara motivo para mim
    tirar do ar todos os meus blogs.
    Desculpa o longo comentário mais foi necesario....
    Na postagem tem uma presente desse dia que deveria ser tão feliz para mim
    ficarei feliz em encontra-lo no seu blog.
    Obrigada ,Deus esteja com todos nos nessa jornada
    que Deus me permita estar contigo por mais algum tempo ainda.
    Beijos e carinhos.
    Evanir

    ResponderExcluir
  2. * http://crescerevencercomjesus.blogspot.com
    * http://crescerevenceremjesus.blogspot.com
    * http://crescerempreenderevencer.blogspot.com
    * http://cursos24horasdeprimeira.blogspot.com
    * http://webwalpaper.blogspot.com
    * http://institutosabear.blogspot.com

    ResponderExcluir