A COMUNICAÇÃO
COTIDIANA NA CONCEPÇÃO DE HABERMAS
A racionalidade imanente à prática comunicativa
cotidiana remete, pois, à prática da argumentação como instância de apelação, o
que permite prosseguir a ação comunicativa com outros meios quando se produz um
desacordo que já não pode ser absorvido no cotidiano e tão pouco pode ser
decidido pelo emprego direto, ou pelo uso estratégico do poder. Neste sentido,
Habermas insiste no conceito de racionalidade comunicativa que faz referência a
uma conexão sistemática de pretensões universais de validez que devem ser
adequadamente desenvolvidas por meio de uma teoria da argumentação, de modo que
o critério de medida da racionalidade seja estabelecido pela capacidade e
disposição dos sujeitos de expor-se à crítica e participar de processos de
argumentação. Assim, fica estabelecido o caráter de suscetibilidade dos
argumentos à crítica, através de uma íntima relação entre os processos de
fundamentação e aprendizagem, que confere às emissões e manifestações racionais
a possibilidade de correção das pretensões de validade anteriormente
defendidas. Habermas entende, portanto, que existem dois ambientes distintos em
que o processo de argumentação e fundamentação ocorrem: o discurso teórico,
que corresponde à tematização das pretensões de verdade e o discurso prático,
que procura tematizar a validade das normas que se tornaram problemáticas,
garantindo, por consequência, nos dois ambientes, a possibilidade de formação
de consensos que se fundamentam racionalmente12. Tal concepção estabelece, como vimos acima,
uma mudança de paradigma que tem implicações diretas para as outras áreas da
filosofia, como a ética, a epistemologia e a filosofia da linguagem;
principalmente porque o que passa a prevalecer não é mais a verdade
proposicional e sim a busca cooperativa da verdade13, sempre com o objetivo da obtenção de
convicções intersubjetivas baseadas no critério dos melhores argumentos. Essa
busca consiste no processo discursivo que se estabelece entre os participantes
da interação linguística no momento em que encontram uma motivação racional
para o estabelecimento de um entendimento intersubjetivo a partir da
tematização das pretensões de validade que se tornaram problemáticas
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCaro Danilo
ResponderExcluirAgradeço por sua participação e admiração
pelas poesias do nosso Bestiário Alagoano.
Seu blog é muito interessante.
Parabéns
Seu blog tem tráfego bom..
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