quinta-feira, 4 de outubro de 2012


A CONCEPÇÃO EDUCATIVA DE PONTY. 

Hoje vou estar falando um poco sobre a fenomenologia desenvolvida pelo filosofo Merleau-Ponty que também defende a guestalt, pois acredita na interação da criança, porem ainda mais ampla acrescentando ainda a criança e linguagem, criança e tempo. Ira ter três visões sobre a criança, que são: Empirista, idealista e dialética. Ao inverso do adulto, a criança não é egocentrada, mas sim mundo centrada, pois vai ter sua formação e desenvolvimento no contato sentimental, visual e verbal com o ambiente em que vive, em seu espaço vai construir sua existência e ter sua participação empírica pois muitas de suas atitudes serão frutos das experiencias e exemplos que constatar, ideológica porque suas posições sobre os assuntos e posicionamentos surgirão através do convívio cultural que possuir de onde extrai o seu saber; dialética porque nos confrontos de ideias e nas concordâncias vai criando os seus parâmetros sociais.  Estas interações e manifestações são visualizadas pela fenomenologia de forma natural, porque para esta noção, existem três aspectos simultâneos da vida humana, como defende Ponty, que são: "O mundo circundante que é conhecido como o ambiente em que se vive, o mundo das nossas inter-relações, ou seja, onde nos sociabilizamos e por ultimo, o mundo próprio que vão ser os das relações pessoais". Assim este filosofo vai conduzir o pedagogo, a uma visão de corporalidade para com a criança; onde só sera identificada se olhar com os olhos, cheirar com o nariz e tocar nela com as mãos. Vai ser uma educação de um contato e interação mais estreita, construindo o saber através de suas identificações com a criança em seu processo natural de crescimento e desenvolvimento cognitivo; para isso o educador vai precisar ampliar sua concepção de visualização e conversação com esta criança dentro do mundo dela, um desafio e um paradigma a ser quebrado.  Mas se queremos ter uma educação adequada precisamos a cada da nos superar e ir ao encontro destas propostas defendidas por Merleau-Ponty. Estarei escrevendo mais sobre este filosofo e seu contributo na próxima postagem. 

2 comentários:

  1. Olá, Prof. Danilo!

    Grato pelo comentário no Terra Brasilis Educacional. Digo-lhe que a contribuição que seu blog traz à educação também é extremamente bem-vinda.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita e pelas palavras prof. Danilo! Muito bom os post é fácil se encantar pelo seu blog! Abraços e já estou te seguindo!

    ResponderExcluir