terça-feira, 22 de janeiro de 2013

AS TEORIAS PEDAGÓGICAS E A REALIDADE ESCOLAR

A ESCOLA CRITICA

A denominada escola critica proposta por Líbâneo, que possui interação com Saviani, vai ser defensora da perspectiva pedagógica conhecida como PCSC, ou seja, pedagogia social critica dos conteúdos; esta é o cerne da ideologia educacional de Líbâneo. Saviani é o defensor e idealizador da pedagogia histórico critica (PHC), para esta perspectiva defendida por Saviani, o educador deve possuir uma nova forma de pensar os conteúdos, estes devem ser enfocados de maneira contextualizada em todas as áreas do conhecimento humano, sendo assim uma didática que propõe um equilíbrio entre teoria e pratica. Libâneo que é contemporâneo de Saviani, em sua proposta da PCSC, vai  defender um método em que a pratica educativa em suas varias manifestações e em seus conteúdos é compreendida no seu movimento, na sua transformação e na sua história, para Libâneo a didática e as didáticas especificas são instrumentos do trabalho docente pois se ocupam em investigar as relações entre o ensino e a aprendizagem.  Portanto a escola critica que estes dois filósofos da educação abraçam, sendo cada um com sua proposta especifica dentro da aplicabilidade pedagógica; vai ser: A educação libertadora não concorda que a sociedade seja harmônica e nem que seja capaz de promover a igualdade de oportunidades, porque a escola não tem força para tornar iguais os que as realidades sociais e econômicas tornaram distintas. Nesta escola são utilizadas algumas propostas de Freireanas; pois Paulo Freire defendeu a pedagogia libertadora. Estas posições pedagógicas são protagonizadoras de uma nova fase na educação Brasileira, onde o aluno é respeitado, sendo considerado um dos elementos chave do analise e avaliação das metodologias de ensino e aplicabilidades dos conteúdos.  

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