AS TEORIAS PEDAGÓGICAS E A REALIDADE ESCOLAR
A ESCOLA CRITICA
A ESCOLA CRITICA
A denominada escola critica
proposta por Líbâneo, que possui interação com Saviani, vai ser defensora da
perspectiva pedagógica conhecida como PCSC, ou seja, pedagogia social critica
dos conteúdos; esta é o cerne da ideologia educacional de Líbâneo. Saviani é o
defensor e idealizador da pedagogia histórico critica (PHC), para esta
perspectiva defendida por Saviani, o educador deve possuir uma nova forma de
pensar os conteúdos, estes devem ser enfocados de maneira contextualizada em
todas as áreas do conhecimento humano, sendo assim uma didática que propõe um
equilíbrio entre teoria e pratica. Libâneo que é contemporâneo de Saviani, em
sua proposta da PCSC, vai defender um método
em que a pratica educativa em suas varias manifestações e em seus conteúdos é
compreendida no seu movimento, na sua transformação e na sua história, para
Libâneo a didática e as didáticas especificas são instrumentos do trabalho
docente pois se ocupam em investigar as relações entre o ensino e a
aprendizagem. Portanto a escola critica
que estes dois filósofos da educação abraçam, sendo cada um com sua proposta
especifica dentro da aplicabilidade pedagógica; vai ser: A educação libertadora
não concorda que a sociedade seja harmônica e nem que seja capaz de promover a
igualdade de oportunidades, porque a escola não tem força para tornar iguais os
que as realidades sociais e econômicas tornaram distintas. Nesta escola são utilizadas
algumas propostas de Freireanas; pois Paulo Freire defendeu a pedagogia
libertadora. Estas posições pedagógicas são protagonizadoras de uma nova fase
na educação Brasileira, onde o aluno é respeitado, sendo considerado um dos
elementos chave do analise e avaliação das metodologias de ensino e
aplicabilidades dos conteúdos.
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