CONCLUSÃO SOBRE
TENDENCIAS PEDAGÓGICAS E
REALIDADE ESCOLAR
Ao concluir sobre as tendências
pedagógicas em nossa atualidade dentro de nossa realidade, quero falar um pouco
de Selma Garrido. Que se expressando sobre as praticas docentes vai declarar: “Nas práticas docentes estão contidos elementos
extremamente importantes, tais como
a problematização, a intencionalidade para encontrar soluções, a
experimentação metodológica,
o enfrentamento de situações de
ensino complexas, as tentativas mais radicais, mais ricas e mais sugestivas
de
uma didática inovadora,
que ainda não está configurada
teoricamente.” Quando
fala
da problematização esta indicando uma ação importante que precisa ser revista,
e incentivada, como estamos visualizando esta pratica hoje, problematizar o conteúdo
com uma criticidade mais eficiente, e sermos menos imediatistas referentes a
intencionalidade na busca de soluções; para reavaliar e conduzir os projetos da
escola e educação, em um enfoque multidisciplinar e interdepartamental, onde
não ira possuir sintomas de uma atividade política, mas que acampe
procedimentos de um sentido emancipador. Quando soubermos inovar didaticamente
estaremos propondo metodologias que fluam de acordo com as situações necessárias
dentro da realidade da escola e da sociedade, não podemos privar a ação pedagógica
que proponha mudanças, mas temos que agir dentro de uma avaliação mais precisa
e situada com os ideais dos docentes e discentes, pois são duas frentes a serem
visualizadas e estudadas, quando se toma qualquer medida de âmbito pedagógico.
Concluindo as tendências não são somente correntes, escolas ou segmentos pedagógicos,
mas vertentes de um período vivenciado dentro de uma realidade escolar e
educacional, com uma dimensão e prospecto de projeção que seja ainda mais
meticuloso, pois estamos tratando de mudanças em nosso agir e intervir
pedagógico.
Prezado Professor,
ResponderExcluirFaço a divulgação destes livros sobre Pedagogia na expectativa de que algum lhe possa interessar. Agradecia que fizesse a divulgação pelos seus contactos. MUITO OBRIGADO.
O verdadeiro educador aprende ao ensinar e ensina enquanto aprende (Paulo Freire).
- 50 Técnicas de Avaliação Formativa, José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2012
http://www.fca.pt/lidel_index2.html
- O Professor faz a Diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2010
http://www.fca.pt/lidel_index2.html
- A aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o professor. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2009
http://www.fca.pt/lidel_index2.html
- Métodos de aprendizagem cooperativa para o jardim-de-infância (Educação Infantil). Um guia prático com actividades para os Educadores de Infância e para os Pais. José Lopes & Helena Silva, Areal Editores, 2008.
http://www.wook.pt/ficha/metodos-de-aprendizagem-cooperativa-para-o-jardim-de-infancia/a/id/1430210
Podem ser adquiridos na Livraria Saraiva - http://www.livrariasaraiva.com.br; zambonibooks@terra.com.br; Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br
Com os melhores cumprimentos,
José Lopes jlopes@utad.pt
Professor associado de psicologia da educação e da aprendizagem
Departamento de Educação e Psicologia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Vila Real
PORTUGAL
Helena Silva helsilva@utad.pt
Professora associada de metodologia de ensino das ciências
Departamento de Educação e Psicologia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Vila Real
PORTUGAL
MUITO OBRIGADO E PODE DIVULGAR EU VOU PROCURAR ADQUIRIR
Excluir