sexta-feira, 18 de janeiro de 2013



AS TEORIAS PEDAGÓGICAS E A ATUALIDADE ESCOLAR.
                                                                                     INTRODUÇÃO

“As teorias que fundamentam a pedagogia nova (Dewey, Claparede, Freinet, Decroly, Montessori, Anísio Teixeira entre outros)ou mesmo as teorias da pedagogia libertária  ( Neill, Ferrer entre outros)as teorias construtivistas(Piaget) sócio-construtivistas (Vigotsky e Luria),entre outras procuram pôr em destaque a atividade do aluno, as praticas socializantes, as diferenças formas de convivência,de sociabilidade, de experimentação com a realidade.” Franco 

Essas teorias e vertentes que são condutoras das iniciativas e praticas pedagógicas atuais, serve de base para a educação na atualidade nos seus diversos processos atividades escolar, porem precisa o pedagogo saber readaptalas dentro da realidade vivenciada dentro do espaço da escola e fora dos seus muros. Indicar e implantar hoje uma teoria pedagógica tem sido rotina, mas realizar uma pesquisa para verificar suas necessidade e aplicabilidade ao desenvolvimento da vida escolar é outra. A educação esta vivendo uma nova realidade, onde a diversidade ideológica dos seus alunos fruto da caminhada da sociedade é constatada, com isto é preciso uma adequação dos fundamentos teóricos da pedagogia, com propostas que vão alem da vivencia sócio educacional que hoje é absorvida. Precisamos transpor uma dimensão que se torna quebra de paradigmas  que mapearam e conduziram a educação em um longo período, mas a educação não é estática, precisa ser sempre conduzida a novos desafios e realidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário