AS
TEORIAS PEDAGÓGICAS E A ATUALIDADE ESCOLAR.
INTRODUÇÃO
“As teorias que fundamentam
a pedagogia nova (Dewey, Claparede, Freinet, Decroly, Montessori, Anísio
Teixeira entre outros)ou mesmo as teorias da pedagogia libertária ( Neill,
Ferrer entre outros)as teorias construtivistas(Piaget) sócio-construtivistas (Vigotsky e Luria),entre outras procuram pôr em destaque a atividade do aluno,
as praticas socializantes, as diferenças formas de convivência,de
sociabilidade, de experimentação com a realidade.” Franco
Essas teorias e vertentes
que são condutoras das iniciativas e praticas pedagógicas atuais, serve de base
para a educação na atualidade nos seus diversos processos atividades escolar,
porem precisa o pedagogo saber readaptalas dentro da realidade vivenciada
dentro do espaço da escola e fora dos seus muros. Indicar e implantar hoje uma
teoria pedagógica tem sido rotina, mas realizar uma pesquisa para verificar
suas necessidade e aplicabilidade ao desenvolvimento da vida escolar é outra. A
educação esta vivendo uma nova realidade, onde a diversidade ideológica dos
seus alunos fruto da caminhada da sociedade é constatada, com isto é preciso
uma adequação dos fundamentos teóricos da pedagogia, com propostas que vão alem
da vivencia sócio educacional que hoje é absorvida. Precisamos transpor uma
dimensão que se torna quebra de paradigmas que mapearam e conduziram a
educação em um longo período, mas a educação não é estática, precisa ser sempre
conduzida a novos desafios e realidades.
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