quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


                     CONCLUSÃO SOBRE
                     TENDENCIAS PEDAGÓGICAS E REALIDADE ESCOLAR

Ao concluir sobre as tendências pedagógicas em nossa atualidade dentro de nossa realidade, quero falar um pouco de Selma Garrido. Que se expressando sobre as praticas docentes vai declarar: “Nas práticas docentes estão contidos elementos extremamente importantes, tais como a problematização, a intencionalidade para encontrar soluções, a experimentação metodológica, o enfrentamento de situações de ensino complexas, as tentativas mais radicais, mais ricas e mais sugestivas de uma didática inovadora, que ainda não está configurada teoricamente.” Quando fala da problematização esta indicando uma ação importante que precisa ser revista, e incentivada, como estamos visualizando esta pratica hoje, problematizar o conteúdo com uma criticidade mais eficiente, e sermos menos imediatistas referentes a intencionalidade na busca de soluções; para reavaliar e conduzir os projetos da escola e educação, em um enfoque multidisciplinar e interdepartamental, onde não ira possuir sintomas de uma atividade política, mas que acampe procedimentos de um sentido emancipador.    Quando soubermos inovar didaticamente estaremos propondo metodologias que fluam de acordo com as situações necessárias dentro da realidade da escola e da sociedade, não podemos privar a ação pedagógica que proponha mudanças, mas temos que agir dentro de uma avaliação mais precisa e situada com os ideais dos docentes e discentes, pois são duas frentes a serem visualizadas e estudadas, quando se toma qualquer medida de âmbito pedagógico. Concluindo as tendências não são somente correntes, escolas ou segmentos pedagógicos, mas vertentes de um período vivenciado dentro de uma realidade escolar e educacional, com uma dimensão e prospecto de projeção que seja ainda mais meticuloso, pois estamos tratando de mudanças em nosso agir e intervir pedagógico. 

2 comentários:

  1. Prezado Professor,

    Faço a divulgação destes livros sobre Pedagogia na expectativa de que algum lhe possa interessar. Agradecia que fizesse a divulgação pelos seus contactos. MUITO OBRIGADO.

    O verdadeiro educador aprende ao ensinar e ensina enquanto aprende (Paulo Freire).

    - 50 Técnicas de Avaliação Formativa, José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2012
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html
    - O Professor faz a Diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2010
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html
    - A aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o professor. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2009
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html

    - Métodos de aprendizagem cooperativa para o jardim-de-infância (Educação Infantil). Um guia prático com actividades para os Educadores de Infância e para os Pais. José Lopes & Helena Silva, Areal Editores, 2008.
    http://www.wook.pt/ficha/metodos-de-aprendizagem-cooperativa-para-o-jardim-de-infancia/a/id/1430210
    Podem ser adquiridos na Livraria Saraiva - http://www.livrariasaraiva.com.br; zambonibooks@terra.com.br; Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br
    Com os melhores cumprimentos,
    José Lopes jlopes@utad.pt
    Professor associado de psicologia da educação e da aprendizagem
    Departamento de Educação e Psicologia
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Vila Real
    PORTUGAL

    Helena Silva helsilva@utad.pt
    Professora associada de metodologia de ensino das ciências
    Departamento de Educação e Psicologia
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Vila Real
    PORTUGAL

    ResponderExcluir