sexta-feira, 26 de julho de 2013

O REPENSAR NA FORMAÇÃO DO DOCENTE.


      No processo de formação do professor na atualidade, existem algumas concepções pessoais a serem repensadas. Porque a formação acadêmica não pode divergir de sua seqüência ideológica, pois resultara em um professor com uma capacitação não atinente a disciplina que leciona. Formado em Pedagogia e pós graduado em gestão ambiental, mestrado em Psicologia; esta seqüência diverge totalmente da proposta que o currículo, o conteúdo programático da disciplina espera do professor em seu domínio da pasta pedagógica que assumi; afetando assim na formação do discente. A transdiciplinaridade deve ocorrer no processo de formação como aquilatação do saber diverso, não como seu eixo de capacitação profissional. 
    Acredito que a seqüência de uma formação docente quando é direcionada sistematicamente é mais produtiva para o resultado que este professor ira desempenhar na escola, em seu exercício docente. Sabemos da complexidade da educação, porem na formação do docente a linha de pesquisa deve ser correlacionada com a sua proposta, por isso, não condiz o desempenho de alguns de seus professores, por não terem um foco centralizado na sua perspectiva sobre o conteúdo ao qual tem que lecionar.  O que sempre devemos repensar e ativar em nossas mentes quando nos propomos a formação de docentes, se pretendo ser um docente tenho que ter uma cosmovisão dimensional de todos os assuntos porem não posso me descentralizar de minha área de atuação como docente. O repensar na atualidade tem sido um processo cumulativo, em muitas áreas porem não observado e seguido como devemos seguir e focar, para que possamos ter uma educação mais produtiva em nossas escolas e faculdades. 
           O repensar precisa ser um processo conjunto das esferas que gerenciam a educação e das que convivem com ela em todos os seus âmbitos, assim saberemos como formular a aplicar os conceitos de forma que seja coerente. 

Um comentário:

  1. Professor Danilo, boa tarde, gostei muito do seu texto. Bem visto este lado do professor, é preciso repensar sempre!
    Agora quero falar da imagem da corrujinha ali do lado: professor antes e depois do bimestre, ri demais! Muito bom!
    Tenha uma semana iluminada professor.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir