DESIGUALDADE
VIVENDO O NOVO.
A desigualdade é um contexto onde a
diversidade se faz presente, conduzindo a inovação a uma pratica que é um
paradiguima a ser vencido, pois inovar para muitos é o complexo. A complexidade
na educação nos conduz a desafios de interpretação, reação e aplicação; porque
precisa interpretar as condições que remetem e causam a desigualdade, afim de
que se possa saber de que ordem é: Social, racial, intelectual, econômica e
física. Alem destas possuímos nos contextos sociais outras situações que causam
a desigualdade, vindo a provocar circunstancias pedagógicas diversas, onde será
preciso ter uma reação; que ira precisar a cada momento uma avaliação para
conduzir a aplicação metodológica apropriada e precisa para esta desigualdade.
Existem motivações que são oriundas
de situações provocadas pela observação e vivencia destes fatos, pois são
produtores de situações novas que vão nos conduzir ao verdadeiro sentido do
educar, que deve ser a adequação as novas realidades para conduzir as mudanças
que irão resultar no aperfeiçoamento e instrução condutora de um crescimento
que é construído.
As desigualdades ocorrem no
movimento e transcurso da escola, a educação convive com estas ocorrências, o
que surge não é fato novo, mas porem só começamos a aceitar e nos preocupar com
esta manifestação na atualidade, estamos nos preocupando e preparando somente
hoje, pois no passado excluíamos de nosso percurso escolar e social as pessoas
que não estavam de acordo ao contexto, por motivos das desigualdades naturais.
Inovar é estar apto para incluir no
contexto escolar e social os rejeitados por uma situação, por nosso preconceito
criada, a sociedade em suas desigualdades, difunde educação para todos e igualdade
na educação, onde todos tem os mesmos direitos. Mas não estamos vivendo esta
ênfase, tudo esta se tornando apenas um jargão para alguns; precisamos aceitar
a desigualdade e atuar com determinação, para que seja este quadro modificado.
E as escolas e o governo trabalhem em ação conjunta, para que todos os que
estão incluídos e contextos de desigualdades, sejam aceitos e educados, tendo
assim uma educação transformadora que lhes impulsionem para uma inclusão
natural e uma vida de aceitação. Assim estaremos vivendo o “novo”, com condição
de resultados expressivos e avanços notórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário